Whatsapp
Em 03/09/2018 17h02 , atualizado em 03/09/2018 17h18

Todos os estados ficam abaixo da meta do Ideb 2017 para o ensino médio

Notícias

Com uma expectativa de crescimento de 3,7 pontos para 4,7, o índice nacional do Ideb neste nível só aumentou 0,1 ponto. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Nenhum estado brasileiro atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 na avaliação do ensino médio. A informação foi divulgada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira, 3 de setembro. 

Confira o balanço completo do Ideb 2017

De acordo com o MEC, a situação é preocupante para o ensino médio. Com uma expectativa de crescimento de 3,7 pontos para 4,7, o índice nacional do Ideb neste nível só aumentou 0,1 ponto, ou seja, foi para 3,8, bem abaixo do esperado. 

Em âmbito nacional, esta é a terceira edição em que o ensino médio não alcança a meta estabelecida pelo Inep. Individualmente, cada estado também encontra-se abaixo do esperado na avaliação do Ideb, sendo que cinco tiveram redução no desempenho nesta edição. 

O ensino médio tinha seus resultados obtidos por amostra até o ano de 2015. Em 2017, o Inep ampliou a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avaliava somente o ensino fundamental, para os estudantes do terceiro ano do ensino médio.

  • Ensino Fundamental

O cenário do ensino fundamental no Ideb é mais animador se comparado ao ensino médio. Os anos iniciais (até o 5º ano) apresentam crescimento constante desde 2005 e vêm alcançando as metas de cada edição. No anos finais, os números também crescem, mas as metas não são atingidas desde 2013.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
ANOS INICIAIS - 1º ao 5º ano do ensino fundamental
ANOS FINAIS - 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Como é a avaliação do Ideb?

O Ideb é um indíce utilizado pelo Inep/Ministério da Educação (MEC) para medir o desempenho do sistema educacional do Brasil. A avaliação é a junção das notas de Leitura e Matemática, realizada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a cada dois anos, com os dados do Censo Escolar anual. Entenda:

- Estudantes dos últimos anos de cada nível (anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental e ensino médio), ou seja, 5º e 9º do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio são avaliados a cada dois anos em Leitura e Matemática.

- O Inep acessa os dados da trajetória escolar dos estudantes pelo Censo Escolar (fluxo escolar - indicador de rendimento). 

Mais informações nesta apresentação do Ideb.

Relacionados
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira, 31 de janeiro, as estatísticas do Censo Escolar 2018. O levantamento de 2018 identificou queda de 1,3 milhão - em relação ao ano de 2014 - nas matrículas da educação básica.
Já estão disponíveis as provas e os gabaritos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. Mais de 1,6 milhão de estudantes se inscreveram para a edição deste ano, batendo recorde no número de inscritos.
Os locais de prova do Encceja 2018 já estão disponíveis para consulta. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (23). As provas serão realizadas no dia 5 de agosto, nos dois turnos.
Com o Novo Ensino Médio, os estados poderão oferecer até 30% da carga horária na modalidade de educação a distância (EaD). A determinação faz parte das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ensino Médio.
Entenda o que muda nas escolas nos próximos anos após a reforma do ensino médio ter sido aprovada. Veja o conteúdo da BNCC e os itnerários formativos.
Veja o que estudar para a prova do Encceja e chegue mais seguro ao Exame, garantindo assim, a sua certificação, seja ela para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. Apesar de possuir o mesmo número de questões para ambos os níveis das certificações, o conteúdo cobrado para ser estudado no Encceja possui diferença.