Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Todos os estados ficam abaixo da meta do Ideb 2017 para o ensino médio

Com uma expectativa de crescimento de 3,7 pontos para 4,7, o índice nacional do Ideb neste nível só aumentou 0,1 ponto.

Em 03/09/2018 17h02 , atualizado em 03/09/2018 17h18
Crédito da Imagem: ideb
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Nenhum estado brasileiro atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 na avaliação do ensino médio. A informação foi divulgada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira, 3 de setembro. 

Confira o balanço completo do Ideb 2017

De acordo com o MEC, a situação é preocupante para o ensino médio. Com uma expectativa de crescimento de 3,7 pontos para 4,7, o índice nacional do Ideb neste nível só aumentou 0,1 ponto, ou seja, foi para 3,8, bem abaixo do esperado. 

Em âmbito nacional, esta é a terceira edição em que o ensino médio não alcança a meta estabelecida pelo Inep. Individualmente, cada estado também encontra-se abaixo do esperado na avaliação do Ideb, sendo que cinco tiveram redução no desempenho nesta edição. 

O ensino médio tinha seus resultados obtidos por amostra até o ano de 2015. Em 2017, o Inep ampliou a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avaliava somente o ensino fundamental, para os estudantes do terceiro ano do ensino médio.

  • Ensino Fundamental

O cenário do ensino fundamental no Ideb é mais animador se comparado ao ensino médio. Os anos iniciais (até o 5º ano) apresentam crescimento constante desde 2005 e vêm alcançando as metas de cada edição. No anos finais, os números também crescem, mas as metas não são atingidas desde 2013.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
ANOS INICIAIS - 1º ao 5º ano do ensino fundamental
ANOS FINAIS - 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Como é a avaliação do Ideb?

O Ideb é um indíce utilizado pelo Inep/Ministério da Educação (MEC) para medir o desempenho do sistema educacional do Brasil. A avaliação é a junção das notas de Leitura e Matemática, realizada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a cada dois anos, com os dados do Censo Escolar anual. Entenda:

- Estudantes dos últimos anos de cada nível (anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental e ensino médio), ou seja, 5º e 9º do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio são avaliados a cada dois anos em Leitura e Matemática.

- O Inep acessa os dados da trajetória escolar dos estudantes pelo Censo Escolar (fluxo escolar - indicador de rendimento). 

Mais informações nesta apresentação do Ideb.

PUBLICIDADE