Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hoje é Dia Internacional da Educação. Conheça origem da data.

Data comemorativa tem como objetivo refletir sobre importância da educação e como melhorar o setor

Em 24/01/2023 01h00 , atualizado em 24/01/2023 13h40
Professor em sala de aula
Dia Internacional da Educação reforça importância do setor
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Comemora-se hoje, 24 de janeiro, o Dia Internacional da Educação. A data tem como objetivo reforçar a importância da educação no desenvolvimento da humanidade em diversos aspectos. 

A data também comemora o acesso à educação, um dos direitos dos seres humanos, e os resultados do crescimento do setor, tais como melhores oportunidades, desenvolvimento da capacidade crítica e diminuição da desigualdade social.

O Dia Internacional da Educação, no Brasil, pode ser celebrado hoje e no dia 28 de abril. Mas, em ambos os casos, a data é uma oportunidade para tomar algumas medidas em relação ao setor. Entre elas, destacam-se:

  • Reforçar a importância da educação;

  • Analisar como anda a educação no país e no mundo;

  • Definir o que pode ser melhorado na educação;

  • Discutir novas tecnologias que podem ser aplicadas para aprimorar a educação;

  • Refletir sobre qual políticas públicas podem ser adotadas para enriquecer a educação brasileira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a origem do Dia Internacional da Educação?

O Dia Internacional da Educação conta com duas origens. A primeira delas foi anunciada pela Organização das Nações Unidas (ONU) após uma Assembleia Geral realizada no dia 3 de dezembro de 2018. A data foi comemorada pela primeira vez no ano seguinte.

Segundo o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, emitida pela ONU, a educação é um dos direitos básicos dos seres humanos. Veja abaixo três pontos que constam no documento:

  1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.

  2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.

  3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.

Leia também: o que é homeschooling?

A segunda origem do Dia Internacional da Educação foi instituída de acordo com o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal, entre os dias 26 e 28 de abril de 2000.

O resultado desse Fórum foi a criação do documento Declaração de Dacar, na qual compromissos foram assumidos pelos assinantes tendo em vista avanços na área educacional. 

Por Silvia Tancredi 
Jornalista