A cúpula dos líderes do G20 de 2024 começa hoje, dia 18 de novembro. A cidade-sede é o Rio de Janeiro e o principal local dos eventos é o Museu de Arte Moderna da capital carioca.
Líderes das principais economias mundiais se encontram para debater soluções relacionadas a diversos temas, este ano as conversas se concentrarão em três temas, sendo eles o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global. Os enfoques foram definidos pelo governo brasileiro que exerce a presidência desde o fim do G20 de 2023, que aconteceu na Índia.
O que é o G20 e qual seu objetivo?
O G20 foi criado em 1999 para aumentar a integração dos países no combate às crises financeiras globais. É um fórum de cooperação econômica internacional que visa fortalecer a economia e o desenvolvimento social.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Ao longo do ano de 2024 foram realizadas mais de 100 reuniões de trabalho que aconteceram nas 5 regiões do Brasil. Além das lideranças políticas, o fórum também conta com participação da sociedade civil, por exemplo, até o dia 16 de novembro ocorria a Cúpula Social que contou com a participação de organizações não governamentais de diferentes países.
Quais são os 20 países do G20?
Os países que integram o G20 são:
-
Brasil,
-
África do Sul,
-
Alemanha,
-
Arábia Saudita,
-
Argentina,
-
Austrália,
-
Canadá,
-
China,
-
Coreia do Sul,
-
Estados Unidos,
-
França,
-
Índia,
-
Indonésia,
-
Itália,
-
Japão,
-
México,
-
Reino Unido,
-
Rússia e
-
Turquia
Além destes países, também participam a União Europeia e a União Africana
Presidência do G20
A presidência do G20 é rotativa, ou seja, troca de ano em ano. Em 2024, o Brasil está como líder do evento, ano passado foi a Índia e ano que vem será a África do Sul.
Por Tiago Vechi
Jornalista