Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Encceja 2024: confira a realidade de quem concilia trabalho e estudo para as provas

Estudantes e professores relatam a realidade de como conciliar estudos para o Encceja com o trabalho e compartilham dicas

Em 17/06/2024 17h14 , atualizado em 17/06/2024 18h03
Estudantes do cursinho para o Encceja no Pará
Estudantes do Forpeja, cursinho preparatório para o exame da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Crédito da Imagem: Arquivo Pessoal
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As provas do Encceja 2024 serão realizadas no dia 25 de agosto. Na última edição, mais de 1 milhão de participantes fizeram o exame que possibilita a conclusão dos estudos do nível fundamental e médio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontece anualmente e pode ser feito por pessoas que não terminaram a educação básica em idade considerada regular. Deste modo, os participantes, cado consigam as notas mínimas, podem pegar o diploma do nível fundamental ou do ensino médio. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão responsável pela organização e aplicação das provas. As inscrições para esta edição foram recebidas entre os dias 29 de abril e 10 de maio. Houve prorrogação para participantes do Rio Grande do Sul. 

O Brasil Escola conversou com estudantes e professores do Forpeja, um preparatório do Encceja da Universidade do Estado do Pará (Uepa) que relatam a realidade de quem concilia os estudos para o Encceja com o trabalho. 

Saiba mais: Dicas para a redação do Encceja

Como conciliar os estudos para o Encceja 2024 com o trabalho

O Encceja é uma oportunidade para quem deseja concluir os estudos da educação básica. A prova possibilita a certificação do ensino fundamental ou ensino médio para aquelas pessoas que não terminaram os estudos em idade considerada regular.

A realidade de boa parde dos que fazem as provas do Encceja é marcada pela rotina de estudo e trabalho. Muitos que decidem participar do exame ficaram anos sem estudar e buscam melhores oportunidades de vida com a conclusão dos estudos. 

Esse é o caso de Ademir Monteiro (62) que depois de 40 anos retornou aos estudos. Ele trabalha como auxiliar de enfermagem no posto de saúde de Curuçazinho (PA). Sua rotina começa às 5h30 da manhã, entra no trabalho às 7h e sai às 17h. À noite frequenta as aulas preparatórias do Forpeja, preparatório da Uepa.

O servidor público relata que aproveita o tempo livre antes de ir ao cursinho para ler as apostilas e responder a algumas questões que consegue compreender. Morador da zona rural de Vigia de Nazaré (PA), Ademir faz o trajeto de 28 quilômetros até a cidade para poder trabalhar e estudar.

"Embora more na zona rural, o ônibus escolar que leva os alunos da noite chega sempre atrasado devido às condições da estrada e muitas vezes já perdi a primeira a aula, mas os professores de boa vontade me repassam a aula perdida. Estão sempre disponíveis para nos ajudar. Esse projeto foi bem-vindo aqui em Vigia, pois me dá esperança de concluir o ensino médio e realizar meus projetos futuros."

Ademir Monteiro - auxiliar de enfermagem 

Ademir e seus colegas no cursinho do Encceja
Ademir e seus colegas no cursinho do Encceja da Uepa. 
Crédito: Arquivo Pessoal.

O treinamento para o Encceja iniciou em outubro do ano passado. Seu objetivo com o exame é concluir o estudo básico e fazer o curso de técnico em enfermagem. 

Assim como Ademir, a empregada doméstica Sirly (45) também voltou a estudar depois de muito tempo: 20 anos. O cursinho da Forpeja chamou sua atenção por ser gratuito. Estudando no projeto desde novembro de 2023, Sirly elogia a equipe de professores e destaca sua melhora nos estudos ao longo dos últimos meses.

Sirly com mochila escolar sorrindo
Sirly com material escolar para seu primeiro dia de aula no cursinho do Encceja da Uepa.
Crédito: Arquivo Pessoal. 

Em Vigia de Nazaré, interior do Pará, o casal Lidiana Trindade (44) e Angelo Fábio (48) frequentem as aulas juntos e compartilham o apoio para terminar os estudos.

"Vi o Encceja 2024 como a oportunidade de ouro para conseguir concluir o ensino fundamental e futuramente o ensino médio, desengavetar os meus sonhos."

Lidiana Trindade

A paraense conta que trabalha como cuidadora do lar. Os afazeres ocupam seus dias que são corridos, mas ao se aproximar da noite, ela conta que desacelera e se dedica à missão de estudar. Ao avaliar o cursinho que está realizando, enaltece o papel das e dos educadores do projeto que incentivam os participantes a não desistirem.

Lidiana e Angelo com uniforme do cursinho do Encceja.
Angelo e Lidiana com o uniforme do cursinho do Encceja da Uepa.
Crédito: Arquivo Pessoal. 

Angelo, seu marido, trabalha como pedreiro e possui uma rotina "pesada". Embora fique cansado do trabalho, a determinação fala mais alto para continuar na jornada de estudos. Geovanna, sua filha, é uma das pessoas que tem incentivado o paraense a encarar esse desafio. 

Cursinho Forpeja, preparatório gratuito do Encceja da Uepa

O cursinho Forpeja da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi idealizado e é coordenado pelo professor Dr. Anderson Maia do Departamento de Educação Especializada do Centro de Ciências Sociais e Educação da Uepa. O quadro de professores é formado por graduandos dos cursos de licenciaturas. 

Emmanoelly Sousa (27) é estudante de Pedagogia da Uepa e atua como professora do projeto Forpeja na unidade de Vigia de Nazaré (PA). As aulas acontecem pela noite, já que os estudantes trabalham ao longo do dia.

Emmaonely dando aula no cursinho do Encceja
Emmanoelly em aula do cursinho para o Encceja. 
Crédito: Arquivo Pessoal. 

Por conta da realidade de trabalho e estudo, em que os professores percebem o cansaço dos estudantes, Emmanoelly relata que são preparadas aulas didáticas e de fácil compreensão. No preparatório são ensinados dicas e macetes para que os conteúdos sejam absorvidos da melhor maneira. A principal intenção é fazer com os participantes não abrem mão dos estudos. 

Atualmente, nesta unidade, são 27 estudantes matriculados. A estudante de Pedagogia afirma que o projeto já recebeu incentivo de bolsa aos universitários que atuam como educadores na iniciativa. 

Resolver as provas anteriores do Encceja é a dica compartilhada por Emmanoelly a quem está se preparando para o exame. Além disso, ela reforça que as aulas no Youtube e a atualização sobre as atualidades no noticiário são importantes para o processo de estudos. 

As inscrições e a participação no cursinho Forpeja da Uepa são gratuitas e abertas anualmente. As aulas acontecem nas cidades de Belém, Vigia do Pará e Moju. 

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Encceja 2024  

As provas do Encceja 2024 que acontecem no dia 25 de agosto serão compostas de 120 questões objetivas e uma redação. São 30 questões para cada uma das quatro provas. O resultado desta edição sairá no dia 23 de dezembro.

Confira, abaixo, um infográfico que resume o formato das provas do Encceja 2024:

Infográfico mostra como são as provas do Encceja 2024
Composição das provas do Encceja 2024.
Crédito: Brasil Escola. 

Entenda como são as provas do Encceja aqui!

Vídeo sobre o Encceja 2024

Fique por dentro das principais informações sobre o Encceja 2024 no vídeo abaixo:

 

Por Lucas Afonso
Jornalista