O alistamento militar feminino voluntário, aprovado no ano passado, recebeu 23 mil inscrições no seu primeiro mês. No total, 1.465 candidatas serão convocadas para servir as Forças Armadas Brasileiras.
As próximas etapas a serem cumpridas são a seleção geral, seleção complementar, distribuição e incorporação. Quem for servir começa a atuar no 1º ou no 2º semestre de 2026, a duração é de 12 meses, havendo a possibilidade de prorrogação por até 8 anos.
A distribuição entre as forças se dará da seguinte maneira:
-
1.010 para o Exército Brasileiro,
-
155 para a Marinha do Brasil e
-
300 para a Força Aérea Brasileira
Atualmente, o efetivo militar brasileiro é composto 10% por mulheres, o que significa 37 mil integrantes. Em um apenas um mês de alistamento voluntário, 62% deste total já demonstrou interesse em seguir a carreira militar.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Alistamento militar feminino
As mulheres ocuparão os cargos de soldado na Aeronáutica e no Exército, enquanto na Marinha serão marinheiros-recruta. Para poder servir, é preciso ser nascida no ano de 2007 (completar 18 em 2025) e residir em um dos municípios listados na página 21 deste documento, além de ser brasileira.
É possível realizar o alistamento até 30 de junho, tanto pela página do exército, como em uma junta militar de alguma destas cidades:
- Águas Lindas de Goiás (GO),
- Belém (PA),
- Belo Horizonte (MG),
- Brasília (DF),
- Campo Grande (MS),
- Canoas (RS),
- Cidade Ocidental (GO),
- Corumbá (MS),
- Curitiba (PR),
- Florianópolis (SC),
- Formosa (GO),
- Fortaleza (CE),
- Guaratinguetá (SP),
- Juiz de Fora (MG),
- Ladário (MS),
- Lagoa Santa (MG),
- Luziânia (GO),
- Manaus (AM),
- Novo Gama (GO),
- Pirassununga (SP),
- Planaltina (GO),
- Porto Alegre (RS),
- Recife (PE),
- Rio de Janeiro (RJ),
- Salvador (BA),
- Santa Maria (RS),
- Santo Antônio do Descoberto (GO),
- São Paulo (SP) e
- Valparaíso de Goiás (GO)
Por Tiago Vechi
Jornalista