Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Calipso

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Calipso era uma ninfa marítima que recebeu Ulisses com hospitalidade, de forma magnífica e acabou apaixonando-se por ele, desejando tê-lo ao seu lado para sempre.
Ulisses queria voltar para sua família e seu reino, Calipso recebeu ordens de Júpiter para deixá-lo ir embora, e ela assim o fez.

Calipso deu a Ulisses meios para construir uma jangada, encheu-a de provisões e deu-lhe bons ventos. Ele avançou bem durante muitos dias em seu percurso, mas quando estava avistando a terra, uma tempestade quebrou seu mastro, ameaçando afundar a pequena embarcação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em meio a essas dificuldades, ele foi visto por uma ninfa marinha que compadecida, transformou-se num corvo marinho e, pousando sobre a jangada deu-lhe de presente um cinturão, orientando-o para prendê-lo abaixo da altura do tórax, pois se ele caísse no mar, o objeto iria mantê-lo flutuando, permitindo-o nadar até a praia.

Fénelon em seu romance Telêmaco, narra às aventuras do filho de Ulisses à sua procura. Ele encontrou, na ilha onde morava Calipso, as pegadas de seu pai. Calipso usou de muitos recursos para manter Telêmaco consigo, da mesma forma que agiu com pai. Minerva, que na forma de Mentor acompanhava o rapaz e governava cada um dos seus movimentos, fez com que ele não aceitasse os encantos de Calipso. Não encontraram nenhum tipo de fuga, então os dois amigos pularam de um rochedo nas águas do mar, e nadaram até um navio que flutuava na distância.

Keilla Costa

Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Calipso"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/calipso.htm. Acesso em 20 de maio de 2024.

De estudante para estudante