PUBLICIDADE
A sociedade moderna vive em constantes transformações, o modo de viver, os meio de produção, as relações com o meio ambiente, os costumes, as opções de lazer entre outros meios sociais, políticos e econômicos fazem parte do cotidiano das pessoas. Tais situações explicitadas são estudadas no intuito de organizar e melhorar o modo de vida das pessoas. É do interesse dos governantes e dos membros da sociedade saber o nível de satisfação em relação a determinados assuntos, diariamente os noticiários exibem matérias envolvendo dados estatísticos de satisfação ou insatisfação quanto a determinados temas. As pesquisas possuem esse objetivo, elas colhem informações que são analisadas e interpretadas e servem de base estrutural na busca por mudanças ou no mero registro de opiniões.
No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o responsável por atuar na área da pesquisa, análise, interpretação e apresentação de dados estatísticos. É uma instituição pública federal, ligada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do país. O órgão também atua na área geográfica, na estrutura e implantação de informações ligadas ao meio ambiente, coordena as estatísticas e a cartografia nacional.
O Instituto surgiu da necessidade de um órgão capacitado em articular e coordenar pesquisas estatísticas, como também relacionar o crescimento da economia com a evolução do trabalho e a produção popular, mostrando ainda como a população brasileira se comporta diante dos problemas mundiais. Os aspectos sociais, como renda familiar, índices educacionais, moradia, modelo de saúde, segurança pública entre outros, também são objetos de estudo do IBGE.
As atribuições atreladas à geociência e às estatísticas sociais, econômicas e demográficas, realização do censo e organização das informações, fazem do IBGE o principal órgão capaz de inteirar de conhecimentos os órgãos das esferas federal, estadual e municipal, dentre outras instituições, e a população em geral.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática