João Evangelista foi um dos apóstolos de Jesus, sendo de uma família de pescadores. Ficou conhecido por ter referido a si mesmo como o apóstolo mais amado por Jesus, sugerindo uma proximidade muito grande com Jesus Cristo. O texto bíblico fala que ele ficou responsável por cuidar de Maria, depois da crucificação de Jesus.
João Evangelista mudou-se para Éfeso depois da crucificação de Jesus, sendo perseguido pelas autoridades romanas e abrigado-se na ilha de Patmos. Depois que a perseguição cedeu, ele retornou a Éfeso, vivendo seus últimos dias lá. Não foi martirizado e faleceu com uma idade bem avançada. Seu dia litúrgico é dia 27 de dezembro.
Leia também: Apóstolo Paulo — a biografia de um dos principais responsáveis pela difusão do cristianismo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre João Evangelista
- 2 - Quem foi João Evangelista?
- 3 - Qual a diferença entre João Evangelista e João Batista?
- 4 - Por que João é o discípulo amado?
- 5 - João Evangelista é padroeiro do quê?
- 6 - Dia de João Evangelista
- 7 - Morte de João Evangelista
- 8 - Frases de João Evangelista
Resumo sobre João Evangelista
-
João Evangelista foi um dos apóstolos de Jesus Cristo.
-
Era de Betsaida, sendo de uma família de pescadores e irmão de Tiago, o Maior, também apóstolo de Jesus.
-
Ficou conhecido por ser o apóstolo mais amado por Jesus, possuindo uma relação de proximidade com ele.
-
É conhecido como o padroeiro dos escritores e dos teólogos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Seu dia litúrgico é 27 de dezembro.
Quem foi João Evangelista?
João Evangelista foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele nasceu em Betsaida, na Judeia, por volta do ano 6 d.C., e acredita-se que ele teve uma vida longeva, falecendo em algum momento entre os anos 100 e 104. Ele ficou conhecido por ser o mais novo dos apóstolos e recebeu a fama de ter sido o discípulo mais amado por Jesus.
João Evangelista era filho de Zebedeu e de Salomé, sendo conhecido por ter trabalhado como pescador. Ele tinha um irmão, que também foi apóstolo de Jesus, chamado Tiago, o Maior. Depois da crucificação de Jesus Cristo, João Evangelista mudou-se junto de Maria para Éfeso, iniciando seu trabalho como pregador do Evangelho naquele local.
Ele foi perseguido pelas autoridades do Império Romano, exilando-se na ilha de Patmos, onde passou alguns anos de sua vida, então retornando para Éfeso, onde faleceu. João Evangelista, diferentemente de outros apóstolos, não foi martirizado. Além de sua atuação como profeta, João ainda foi responsável por ser o autor de alguns livros da Bíblia:
-
Evangelho de João;
-
I João;
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
II João;
-
III João;
-
Apocalipse.
Qual a diferença entre João Evangelista e João Batista?
João Evangelista e João Batista não são a mesma pessoa, embora seus nomes possam causar alguma confusão. João Batista também é uma figura mencionada na Bíblia, sendo um profeta dos tempos de Jesus Cristo e a figura que ficou conhecida por ter batizado Jesus nas águas do Rio Jordão. Ele foi aprisionado a mando de Herodes e decapitado por um pedido indireto da esposa de Herodes, chamada Herodias.
Apesar de ser uma figura importante no contexto que cercava Jesus, João Batista não foi um dos apóstolos. Além disso, João Batista e Jesus Cristo eram primos, pois sua mãe, Isabel, era prima de Maria, a mãe de Jesus. Por sua vez, João Evangelista não tinha parentesco com Jesus, mas acredita-se que ele tenha sido uma das pessoas mais próximas de Jesus, além de ser seu apóstolo.
Confira também: João Batista — a biografia do profeta que nasceu com a missão de anunciar a chegada de seu primo, Jesus Cristo
Por que João é o discípulo amado?
Consolidou-se, na tradição cristã, a afirmação de que João era o discípulo mais amado por Jesus Cristo, e pesquisadores e teólogos apontam que existem algumas evidências que podem ajudar a sustentar a ideia de que havia uma proximidade entre o apóstolo e Jesus, sendo eles grandes amigos. Entretanto, o texto bíblico que apresenta João como um apóstolo amado foi escrito por ele mesmo.
De toda forma, os motivos que explicam essa proximidade de João Evangelista e Jesus são os seguintes:
-
ele esteve presente em muitos momentos importantes de Jesus, sendo, inclusive, o único apóstolo que esteve presente até o final da crucificação de Jesus;
-
durante a Última Ceia, João Evangelista chegou a reclinar sua cabeça sobre o peito de Jesus;
-
durante a crucificação, Jesus orientou João Evangelista a cuidar de sua mãe, gesto entendido como símbolo da confiança de Jesus nesse apóstolo.
João Evangelista é padroeiro do quê?
João Evangelista é conhecido como o padroeiro dos teólogos, sendo isso atribuído ao fato de que os livros escritos por ele na Bíblia possuem uma profundidade teológica que demonstra sua intelectualidade e seu conhecimento. Além disso, ele também é conhecido como o padroeiro dos tipógrafos e dos escritores por ser bastante relacionado com esse ofício pelo fato de que ele foi o autor de diversos livros bíblicos.
Dia de João Evangelista
O Dia de João Evangelista é celebrado em 27 de dezembro, sendo que essa data é parte da Oitava de Natal, o período de oito dias no qual é tradicional celebrar o Natal e o nascimento de Jesus em algumas tradições cristãs.
Morte de João Evangelista
Estima-se que João Evangelista morreu com cerca de 94 anos de idade, e alguns pesquisadores apontam que ele teria falecido enquanto dormia. Embora ele tenha sido perseguido pelas autoridades do Império Romano, e sua mudança de Éfeso para a ilha de Patmos possa ter ocorrido por conta da perseguição de Domiciano aos cristãos na Ásia Menor, ele não foi martirizado, como ocorreu com outros apóstolos.
Acesse também: São Pedro — conhecido como Príncipe dos Apóstolos e instituído por Jesus como líder de sua Igreja
Frases de João Evangelista
-
O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. (João 2:27)
-
Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele (João 3:28)
-
O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos (João 3:35)
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros (I João 3:18)
Créditos de imagem
[1] Jl FilpoC / Wikimedia Commons (reprodução)
[2] Renata Sedmakova / Shutterstock
Fonte
REDAÇÃO. S. João, apóstolo e evangelista. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/12/27/s--joao--apostolo-e-evangelista.html.
REDAÇÃO. São João Evangelista: o discípulo amado. Disponível em: https://bibliotecacatolica.com.br/blog/formacao/sao-joao-evangelista/?srsltid=AfmBOop4YVaf1K1DBBOu4c9-_p3KK0hjmXuT2E2JxvOGcVAlvskCwjwO.