Blues

O blues surgiu nos Estados Unidos, no século XIX. O gênero musical teve origem nas plantações de algodão do Sul do país e forte influência africana.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Blues é um gênero musical estadunidense de origem afro-americana. Surgido na década de 1890, no Sul dos Estados Unidos, a origem do gênero teve forte influência dos gêneros, cantos e letras típicas da cultura africana. Uma das características do blues são suas letras simples, porém fortes, grande entrega vocal e instrumentos como guitarra e piano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Samba — gênero musical que nasceu entre os afro-brasileiros

Tópicos deste artigo

Origem do blues

O blues, assim como outros gêneros musicais, como o country e o jazz, nasceu da população negra dos Estados Unidos, mais precisamente no século XIX, em plantações de algodão no Sul do país norte-americano.

Os negros escravizados costumavam cantar enquanto trabalhavam. As músicas tinham influências de ritmos africanos e cantos religiosos. Originalmente, uma pessoa cantava e era seguida pelas demais, o que ficou conhecido como call and response, “chamada e resposta”, em tradução literal.

A música africana foi combinada com a folk music da Europa, produzindo então o blues. Em seu surgimento, era comum que a maioria dos cantores de blues fosse negra. O gênero só se tornou famoso após a Guerra Civil dos EUA, quando os escravizados foram emancipados. A partir de então, o blues migrou para as cidades do país, tornando-se também influente entre a população branca.

Características do blues

Existem diversos tipos de blues e muitos surgiram durante a sua popularização. Nos anos de 1920, por exemplo, surgiu o delta blues, no Mississippi. Nesse tipo, a guitarra e toda harmonia são usadas para acompanhar os vocais dos cantores. O estilo é bastante rítmico, com grandes entregas vocais, letras simples e guitarra bastante presente.

As melodias do blues têm uma característica melancólica, inclusive, o nome do gênero teve origem nesse aspecto. Blues em inglês significa “melancolia”, “tristeza”. Essa tristeza pode ser pelo cotidiano, por um acontecimento em específico ou por amor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A expressão having the blues, algo como “se sentindo para baixo” ou “se sentindo melancólico”, se popularizou nesse período. Durante 1920, cantores como Bessie Smith e Robert Johnson se tornaram populares.

Tipos de blues

Além do delta blues, existem outras formas do gênero. Observe abaixo os diferentes tipos de blues e as características marcantes de cada um deles:

  • Blues country tradicional: remete ao blues rural feito em Mississippi Delta.

  • Jump blues: forma mais dançante de blues e que foi precursora do R&B.

  • Boogie-woogie: caracterizado pelo piano.

  • Chicago blues: uma espécie de delta blues mais eletrizante.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Cool blues: também usa o piano, porém de forma mais sofisticada; tem muita influência do jazz.

  • West coast blues: possui uma batida dançante.

Veja também: Michael Jackson — astro negro de maior sucesso da música

Popularização do blues

 T-Bone Walker tocando guitarra durante apresentação em festival de blues em 1972.
O cantor e guitarrista T-Bone Walker inseriu novos elementos no blues, como a guitarra e as distorções. [2]

Nos anos seguintes, o blues se tornou cada vez mais popular nos Estados Unidos. Nesse período, ele começou a se relacionar com outro gênero musical, o jazz. Pode-se dizer que um estilo influenciou o outro, já que ambos eram populares em clubes de música e na cultura preta e urbana.

Foi nessa época que surgiram grandes nomes do blues, como Elmore James, Howlin' Wolf, T-Bone Walker e B. B. King. A essa altura, o estilo estava em todo território dos EUA, inclusive no Norte, em especial em Chicago. A partir de então, o blues sofreu alterações, ganhando novos ritmos, instrumentos e características rítmicas, o que resultou em gêneros como o rock e o R&B (rhythm and blues).

T-Bone Walker foi um dos grandes nomes do ritmo e da música da época. Pioneiro, trouxe a guitarra de rock e sua técnica para o blues, colocando também amplificadores e um pouco de distorção. Já em 1960, o blues também começou a se popularizar na Europa, em especial no Reino Unido, no País de Gales.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Blues e sua relação com outros gêneros musicais

O blues influenciou diversos outros gêneros musicais. Além de sua proximidade com o jazz, o blues e seus elementos influenciaram gêneros como a soul music e o R&B. O rock também foi um dos gêneros fortemente influenciados por ele, em especial artistas de rock dos anos de 1950 e 1960, como Elvis Presley, Rolling Stones, Eric Clapton e John Mayall.

Diferenças e semelhanças entre o jazz e o blues

Apesar da origem em comum (ambos surgem pela população negra escravizada dos EUA), o jazz e o blues possuem diversas diferenças de estilo, como os instrumentos utilizados. O jazz utiliza guitarra, piano, baixo, saxofone, trompete, clarinete, entre outros. O blues utiliza alguns desses instrumentos, porém se diferencia pelo uso de contrabaixo, tambor e vocais marcados.

A batida e o foco musical são uma das grandes diferenças entre os gêneros. Enquanto o jazz foca no movimento e na criação de uma atmosfera sonora e abstrata, sem ter necessariamente um som previsto, o blues traz consigo a melancolia e a técnica instrumental direcionada.

Entretanto, o caráter imprevisível do jazz é justamente o que o assemelha ao blues, já que ele pode tomar diversos formatos, timbres e tons, inclusive os que caracterizam o blues.

Principais nomes do blues

Além de T-Bone Walker, um dos grandes nomes do blues foi B. B. King. O cantor e guitarrista estadunidense é reconhecido não apenas como um dos artistas que ajudaram a desenvolver o gênero mas também como um dos nomes que o tornaram popular.

Nascido no Mississippi, o próprio nome artístico do cantor faz alusão ao gênero, já que o B. B. se refere a Blues Boy, “Garoto do Blues”, em tradução literal. Entre seus sucessos, estão “Woke up this morning”, “Everyday I have the blues”, “Sweet sixteen” e “The thrill is gone”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
 Etta James, cantora norte-americana de blues segurando um microfone durante apresentação.
Etta James é mundialmente conhecida como uma das maiores vozes femininas do blues. [3]

Se B. B. King foi uma das principais vozes masculinas do blues, Etta James certamente foi uma das grandes vozes femininas do gênero. A norte-americana foi uma famosa cantora de blues, soul e R&B. Tornou-se mundialmente famosa pela voz potente e por suas letras melancólicas. Entre seus sucessos no gênero, estão “At last”, “I'll take care of you” e “I'd rather go blind”.

Créditos das imagens

[1] Ferenc Szelepcsenyi/ Shutterstock

[2] Wikimedia Commons

[3] Wikimedia Commons

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Miguel Souza
Jornalista

B. B. King, o rei do blues, tocando guitarra em 1985.
O blues é um dos principais gêneros musicais de origem afro-americana. Na imagem, B. B. King, considerado o rei do blues.[1]
Escritor do artigo
Escrito por: Miguel Souza Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SOUZA, Miguel. "Blues"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/blues.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2025.
Copiar