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Navios negreiros

Os navios negreiros eram embarcações adaptadas para transportar africanos escravizados às Américas.

“Navio Negreiro”, de Rugendas, representando as embarcações adaptadas para transportar africanos escravizados às Américas.
Quadro Navio Negreiro, de Rugendas.
Crédito da Imagem: Commons
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Os navios negreiros eram embarcações adaptadas para transportar africanos escravizados às Américas, priorizando o número de cativos transportados em condições extremamente desumanas. Surgidos no contexto do tráfico transatlântico de escravos, uma atividade lucrativa que se consolidou entre os séculos XV e XIX, esses navios desempenharam papel fundamental na sustentação da economia colonial. Com conveses estreitos e ventilação inadequada, os escravos eram mantidos acorrentados em um ambiente insalubre durante a viagem, que podia durar de seis a oito semanas, estendendo-se em alguns casos para até três meses, agravando ainda mais o sofrimento causado pela fome, doenças e violência.

Leia também: Como foi a escravidão africana no Brasil?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre navios negreiros

  • Os navios negreiros eram embarcações usadas para transportar africanos escravizados às Américas, adaptadas para acomodar o maior número possível de cativos, em condições desumanas, priorizando a eficiência econômica em detrimento do bem-estar humano.
  • O tráfico de escravos, iniciado no século XV e intensificado com a colonização das Américas, tornou-se uma atividade lucrativa essencial para a economia colonial, sustentando a produção agrícola e mineradora nas colônias europeias até o século XIX.
  • Os navios negreiros eram construídos ou adaptados para maximizar o número de escravos transportados, com conveses estreitos e ventilação inadequada, onde os cativos eram acorrentados e mantidos em condições insalubres durante toda a viagem.
  • A vida a bordo dos navios negreiros era marcada por extremo sofrimento, com cativos acorrentados, alimentação escassa e insalubre, pouca água potável e um ambiente propício a doenças, além de violência física e psicológica constante.
  • A viagem dos navios negreiros, conhecida como "passagem intermediária", durava de seis a oito semanas, podendo se estender até três meses em casos de condições adversas, agravando o sofrimento dos cativos, que enfrentavam fome, doenças e maus-tratos.
  • A viagem nos navios negreiros resultava em uma alta taxa de mortalidade entre os escravos.
  • Navios como "Brookes", "Tecora", "Clotilda" e "São José-Paquete de África" ficaram conhecidos por sua participação no tráfico de escravos, simbolizando a brutalidade e o horror do comércio transatlântico de cativos africanos.
  • O tráfico de escravos foi uma atividade econômica central para as colônias europeias, com mais de 12 milhões de africanos sendo capturados e transportados para as Américas entre os séculos XVI e XIX, até ser abolido oficialmente no final do século XIX.

O que eram os navios negreiros?

Maquete representativa mostrando o interior de um navio negreiro. [1]
Maquete representativa mostrando o interior de um navio negreiro. [1]

Também conhecidos como "tumbeiros", os navios negreiros eram embarcações utilizadas no transporte forçado de africanos escravizados para as Américas durante o período do tráfico transatlântico de escravos. Esses navios eram adaptados ou construídos especificamente para transportar o maior número possível de pessoas, em condições extremamente desumanas. O principal objetivo desses navios era transportar cativos de maneira eficiente e econômica, com foco na quantidade em vez da qualidade das condições de viagem. Ao longo dos séculos XVI a XIX, milhões de africanos foram transportados em navios negreiros, em uma prática que constitui uma das mais cruéis violações dos direitos humanos na história.

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Contexto histórico dos navios negreiros

O tráfico de escravos transatlântico teve início no século XV, quando os europeus, especialmente os portugueses, começaram a explorar as costas africanas em busca de rotas comerciais e novas fontes de riqueza. A partir do século XVI, com a colonização das Américas e a crescente demanda por mão de obra nas plantações de açúcar, tabaco e algodão, o tráfico de escravos tornou-se uma atividade econômica extremamente lucrativa. Capturados em suas terras natais através de guerras, sequestros e tráfico interno, os africanos eram vendidos a mercadores europeus, que os transportavam para o Novo Mundo em navios negreiros.

O comércio de escravos foi fundamental para a economia das colônias europeias nas Américas. Os escravos eram vistos como mercadorias e a principal força de trabalho para a produção agrícola, mineração e outras atividades que geravam riqueza para as metrópoles europeias. No Brasil, por exemplo, o tráfico de escravos foi essencial para a sustentação da economia colonial, especialmente durante o ciclo do açúcar e, posteriormente, nas plantações de café. A prática continuou até o final do século XIX, quando o comércio foi finalmente abolido.

Como eram os navios negreiros?

Deck inferior onde ficavam os escravizados em um navio negreiro.
Deck inferior onde ficavam os escravizados em um navio negreiro.

Os navios negreiros eram geralmente embarcações de tamanho médio, adaptadas para maximizar o número de escravos transportados. O interior dos navios era modificado para incluir "conveses de escravos", plataformas estreitas de madeira onde os cativos eram acomodados. As condições eram extremamente precárias, com espaço limitado, ventilação inadequada e pouca higiene. Os escravos eram amontoados lado a lado, com pouco espaço para se moverem, deitados ou sentados.

Muitas vezes, os navios negreiros eram divididos em várias seções: a proa e a popa eram reservadas para a tripulação e mercadorias, enquanto o porão era utilizado para abrigar os escravos. Esses porões eram espaços abafados e insalubres, onde a ventilação era mínima e a luz solar quase inexistente. Em algumas embarcações, como o famoso navio negreiro "Brookes", os africanos eram forçados a permanecer deitados de costas ou em posição fetal, para que mais pessoas pudessem ser transportadas.

Vida nos navios negreiros

A vida a bordo dos navios negreiros era marcada por extremo sofrimento. Os cativos eram tratados como mercadorias e, portanto, a prioridade era mantê-los vivos até o destino final. No entanto, isso não significava que suas condições de vida fossem humanas. Os escravos eram acorrentados e muitas vezes mantidos nus durante toda a viagem. A alimentação era escassa e de baixa qualidade, consistindo principalmente de feijão, arroz e farinha de milho. A água era racionada e, frequentemente, contaminada, causando doenças como disenteria.

As doenças eram comuns a bordo dos navios negreiros devido à falta de higiene e ao confinamento. O surto de epidemias, como a varíola e o sarampo, era frequente e, em muitos casos, resultava na morte de centenas de escravos durante a viagem. Além disso, a violência física e psicológica era parte da rotina. Qualquer sinal de resistência ou insubordinação era severamente punido com chicotadas, espancamentos e, em casos extremos, morte.

O suicídio também era uma forma de resistência e desespero. Muitos escravos preferiam a morte a suportar as condições dos navios negreiros e, quando conseguiam se libertar das correntes, jogavam-se ao mar. Outros se recusavam a comer, forçando a tripulação a alimentá-los à força, utilizando instrumentos como o "despachador", um dispositivo para abrir a boca dos cativos.

Viagem dos navios negreiros

Pintura representando um navio negreiro.
Pintura representando um navio negreiro.

A viagem dos navios negreiros, conhecida como "passagem intermediária", era uma das etapas mais cruéis do tráfico de escravos. Essa jornada se iniciava nas costas africanas, onde os escravos eram embarcados após serem capturados e mantidos em fortalezas ou entrepostos ao longo da costa. A duração da viagem variava de acordo com as condições climáticas, as correntes marítimas e o destino final, mas, em média, durava de seis a oito semanas.

Os navios negreiros seguiam diferentes rotas, dependendo da origem e destino dos cativos. Do oeste da África, como Angola e Golfo da Guiné, a rota mais comum era em direção ao Brasil, onde os escravos eram desembarcados em portos como Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Outras rotas seguiam para as colônias espanholas no Caribe e na América do Norte.

Quanto tempo durava a viagem dos navios negreiros?

A duração da viagem variava bastante, mas geralmente durava entre seis e oito semanas. No entanto, em algumas ocasiões, as viagens podiam se estender por até três meses, dependendo das condições marítimas e do estado do navio. Tempestades, correntes desfavoráveis ou avarias na embarcação poderiam prolongar o tempo de viagem, aumentando ainda mais o sofrimento dos cativos. Em muitos casos, a superlotação e as péssimas condições de higiene faziam com que a mortalidade a bordo fosse extremamente alta, podendo atingir até 20% dos escravos transportados.

Nomes dos navios negreiros

Planta do navio Brokers, um dos navios negreiros mais conhecidos.
Planta do navio Brokers, um dos navios negreiros mais conhecidos.

Diversos navios negreiros ficaram conhecidos na história, não apenas pelo seu papel no tráfico de escravos, mas também por suas trajetórias e tragédias associadas. Alguns dos nomes mais conhecidos incluem:

  • Brookes: um dos navios mais famosos do tráfico de escravos, o "Brookes" se tornou um símbolo da brutalidade do comércio de escravos após a publicação de gravuras mostrando como os cativos eram empilhados a bordo.
  • Tecora: esse navio transportou o grupo de escravos que posteriormente protagonizou o famoso caso do "Amistad", uma rebelião que resultou em um julgamento histórico nos Estados Unidos.
  • Clotilda: o último navio negreiro a transportar escravos para os Estados Unidos em 1860, após a proibição do tráfico. Sua história permaneceu em segredo por décadas até ser confirmada no século XXI.
  • São José-Paquete de África: navio português que naufragou próximo à costa da Cidade do Cabo em 1794, enquanto transportava cerca de 500 escravos de Moçambique. A descoberta de seus destroços ajudou a documentar a história do tráfico de escravos no Oceano Índico.

Tráfico de escravos

O tráfico de escravos foi uma das atividades mais lucrativas do período colonial. Entre os séculos XVI e XIX, estima-se que mais de 12 milhões de africanos foram capturados e transportados para as Américas, embora apenas cerca de 10 milhões tenham sobrevivido à travessia. Esse comércio era sustentado por um complexo sistema de captura e venda, que envolvia desde líderes africanos até grandes comerciantes europeus.

Na África, os escravos eram obtidos através de guerras, sequestros e comércio interno. As populações capturadas eram forçadas a caminhar longas distâncias até a costa, onde eram mantidas em fortalezas e entrepostos até serem embarcadas. Nas Américas, os escravos eram vendidos em leilões e mercados, onde seu valor era determinado por critérios como idade, sexo e condição física.

O tráfico de escravos foi alvo de críticas e campanhas abolicionistas ao longo dos séculos XVIII e XIX, o que culminou na proibição do comércio em várias nações. A Inglaterra, por exemplo, aboliu o tráfico em 1807, seguida pelos Estados Unidos em 1808. No Brasil, a pressão internacional levou à promulgação da Lei Eusébio de Queirós, em 1850, que proibiu oficialmente o tráfico de escravos. No entanto, o comércio continuou ilegalmente até a abolição definitiva da escravidão em 1888. Para saber mais detalhes sobre o assunto, clique aqui.

Crédito de imagem

[1] Kenneth Lu / SunOfErat / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

REDIKER, Marcus. O navio negreiro. Tradução de Luciano Vieira Machado. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 464 p.

HEINE, Heinrich; ALVES, Castro. Navios negreiros. 2. ed. Organização de Priscila Figueiredo. São Paulo: Hedra, 2016. 128 p.

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Soares Campos Bacharel, licenciado e doutorando em História pela USP. Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito pela PUC. É professor de História e autor de materiais didáticos há mais de 15 anos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Tiago Soares. "Navios negreiros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/navios-negreiros.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

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