Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Colômbia

História da América

Desde a formação da Grã-Colômbia até a atualidade, a Colômbia passou por inúmeros conflitos, com a formação de grupos e guerra civil.
Bandeira da Colômbia
Bandeira da Colômbia
PUBLICIDADE

A região que hoje compõe a Colômbia era habitada por índios até o final do século XV, quando chegaram os espanhóis. Os movimentos de independência tiveram início no século XVIII.

Em 1821, foi formada a Grã-Colômbia, que era constituída pelos atuais países: Venezuela, Colômbia, Panamá e Equador, que eram liderados por Simón Bolívar.

Lentamente, os países foram se separando até que, em 1903, tornaram-se quatro países. Por aproximadamente um século, o poder na Grã-Colômbia dividiu-se entre os partidos Conservador e Liberal, e a rivalidade entre eles desencadeou uma guerra civil.

Já no ano de 1948, houve o assassinato de um líder liberal, o que gerou distúrbios em Bogotá (o Bogotazo) que se espalharam pelo país, resultando em milhares de mortes. Com isso, tanto os liberais quanto os conservadores decidiram fazer um compartilhamento do poder.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, os ex-combatentes liberais instituíram as Forças Armadas da Colômbia (Farc) em 1964. Nos anos seguintes, foram fundadas outras organizações, como: Exército de Libertação Nacional (ELN) e o Movimento Revolucionário 19 de Abril (M-19), o que resultou na expansão da guerra civil. Na década de 1980, começou uma vasta produção de cocaína. A Colômbia atualmente é responsável por 79% da produção mundial de cocaína.

Por Eliene Percília

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Colômbia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-colombia.htm. Acesso em 17 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
As duas Américas localizadas no mesmo continente.
Veja o conceito de blocos econômicos e três propostas de blocos presentes na América Latina: ALBA, ALCA e MERCOSUL.
Conheça a história da Colômbia, aqui!
Clique aqui e entenda alguns aspectos relevantes da economia da América Latina!
Saiba mais sobre as guerrilhas presentes na América Latina no século XX, veja casos nos quais os guerrilheiros lograram êxito e conheça os vários fracassos das guerrilhas latino-americanas.
O intercâmbio colombiano melhorou a alimentação na Europa, Ásia e África, mas também disseminou doenças em toda a América.
Conheça a história de Pablo Escobar, famoso narcotraficante e um dos homens mais ricos do mundo. Conhecido como “El patrón” por comandar o Cartel de Medellín, organização criminosa mantida pelo dinheiro do tráfico de drogas, Escobar comandou a distribuição de cocaína para diversos países e ordenou milhares de mortes.
Com cerca de 46,3 milhões de habitantes, a população da Colômbia é a segunda maior da América do Sul.
Os povos pré-colombianos formaram as diversas civilizações que primeiro habitaram o continente americano.
As primeiras civilizações que habitaram o Novo Mundo.