Topo
pesquisar

Colômbia

História da América

Desde a formação da Grã-Colômbia até a atualidade, a Colômbia passou por inúmeros conflitos, com a formação de grupos e guerra civil.
Bandeira da Colômbia
Bandeira da Colômbia
PUBLICIDADE

A região que hoje compõe a Colômbia era habitada por índios até o final do século XV, quando chegaram os espanhóis. Os movimentos de independência tiveram início no século XVIII.

Em 1821, foi formada a Grã-Colômbia, que era constituída pelos atuais países: Venezuela, Colômbia, Panamá e Equador, que eram liderados por Simón Bolívar.

Lentamente, os países foram se separando até que, em 1903, tornaram-se quatro países. Por aproximadamente um século, o poder na Grã-Colômbia dividiu-se entre os partidos Conservador e Liberal, e a rivalidade entre eles desencadeou uma guerra civil.

Já no ano de 1948, houve o assassinato de um líder liberal, o que gerou distúrbios em Bogotá (o Bogotazo) que se espalharam pelo país, resultando em milhares de mortes. Com isso, tanto os liberais quanto os conservadores decidiram fazer um compartilhamento do poder.

No entanto, os ex-combatentes liberais instituíram as Forças Armadas da Colômbia (Farc) em 1964. Nos anos seguintes, foram fundadas outras organizações, como: Exército de Libertação Nacional (ELN) e o Movimento Revolucionário 19 de Abril (M-19), o que resultou na expansão da guerra civil. Na década de 1980, começou uma vasta produção de cocaína. A Colômbia atualmente é responsável por 79% da produção mundial de cocaína.

Por Eliene Percília

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA