Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Guerra da Independência do Chile

Independência do Chile
Independência do Chile
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Governado por Bernardo O’higgins, o movimento da independência do Chile ocorrido no dia 12 de fevereiro de 1818, desobrigou o país da soberania secular espanhola, ficando este na área do imperialismo inglês. Liderado pelos criollos, o movimento teve apoio da igreja católica ficando assim sob o controle político desta elite.

Consequentemente o latifúndio agrário e pecuarista eram a base da economia na região sul e a exposição mineral na região norte, pois a sociedade era formada pela maioria de trabalhadores assalariados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A luta por esta independência foi mais longa que a do México e tivera o envolvimento dos britânicos no abastecimento de mercenários, armas e ajuda financeira. O líder separatista chileno Bernardo O’higgins obteve a ajuda do general criollo José de San Martin durante a luta emancipacionista iniciada em 1814. O mercenário britânico Lorde Thomas Cochrane teve destaque também na luta pela independência chilena.

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Guerra da Independência do Chile"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerra-independencia-chile.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante