Topo
pesquisar

Período composto por subordinação sem oração principal!

Gramática

PUBLICIDADE

O período composto por subordinação tende a se estabelecer através de uma oração central. Assim, uma oração (a subordinada) é condicionada, dependente de outra (a principal). Esta é a regra geral estabelecida, no entanto, pode acontecer desta última não aparecer! E então, como fica?

É o caso de: Maxi, a escova que limpa tudo!

Podemos encontrar orações subordinadas adjetivas e substantivas que se referem não a uma oração, mas a um adjetivo ou substantivo! Assim, a referência será mantida por meio de um sintagma nominal e não de uma oração principal, como no exemplo acima!

Observe que temos um nome (Maxi) e um aposto, ou seja, o termo explicativo deste nome (a escova que limpa tudo)! O núcleo deste aposto é um substantivo: escova, a qual se especifica através de uma qualidade única: limpadora (“que limpa tudo”). Se falamos em qualidade, falamos em adjetivo. Por este motivo, trata-se de uma oração subordinada adjetiva que tem como elemento principal um substantivo (escova) e não uma oração.

Veja: Maxi, a escova que limpa! Ou Maxi, a escova limpadora!

Observe: o pronome relativo “que” na primeira oração retoma o seu antecedente “escova” e faz a relação entre este e o termo que a qualifica: limpa.
Na segunda oração, com a retirada do pronome relativo “que”, o adjetivo “limpadora” substitui “que limpa”. Fica mais claro, então, para percebermos porque se trata de uma oração subordinada adjetiva.

Observe a diferença em: Maxi, a escova que limpa tudo, é o necessário para você ter uma boca saudável!

Aqui, temos uma oração: Maxi é o necessário para você ter uma boca saudável. O sujeito é representado pelo substantivo Maxi e o termo entre vírgulas é o aposto. Se retirarmos este, a oração não perderá o sentido.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Período composto por subordinação - O texto aborda os vários tipos de períodos subordinados!

Gramática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VILARINHO, Sabrina. "Período composto por subordinação sem oração principal! "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/periodo-composto-por-subordinacao-sem-oracao-principal.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola