Topo
pesquisar

A falta de clareza textual... o emprego inadequado de alguns pronomes pode nela resultar?

Gramática

PUBLICIDADE

Quando nos atemos aos requisitos da linguagem escrita, um que primeiramente ressurge e, talvez, o principal deles, é a clareza textual. Toda e qualquer interlocução, seja no plano da fala, seja no da escrita, somente se torna materializada se estiver clara, objetiva e precisa.

Caso isso não ocorra, podemos dizer que alguns entraves desempenharam sua cota de participação, e acredite: são vários os que se manifestam nesse sentido. Um deles, representando literalmente tal aspecto, é expresso pela ambiguidade ocasionada pelo emprego inadequado de alguns pronomes, mais especificamente os possessivos. Assim sendo, como fator resultante dessa (a ambiguidade) temos tão somente uma dupla interpretação daquilo que ora é proferido, dificultando, pois, o entendimento da mensagem.

De modo a verificarmos como se dá, na prática, tal ocorrência, apoiemo-nos no exemplo em voga:

Tão logo se encontrou com Marcela, Paulo fez comentários acerca de seus excelentes resultados nas provas finais.

A falta de clareza na mensagem tem origem no uso do pronome possessivo “seus”, haja vista que os comentários feitos por Paulo podem estar se referindo aos resultados de Marcela, aos resultados dele ou até mesmo aos resultados de ambos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como então decifrar do que se trata? Parece um pouco confuso, não?

Nesse sentido, para evitarmos manifestações como essa, a língua portuguesa oferece-nos vários recursos para que possamos construir nosso discurso com eficácia e precisão, permitindo assim que a interlocução seja materializada de forma plausível. Para tanto, em vez de empregarmos o referido pronome, podemos utilizar outros, que também são possessivos, representados por dele(s) e dela(s). Dessa forma, só nos resta fazer as devidas alterações nos enunciados que nos serviram de exemplos, uma vez manifestadas por:

Tão logo se encontrou com Marcela, Paulo fez comentários acerca dos excelentes resultados dele nas provas finais.


Tão logo se encontrou com Marcela, Paulo fez comentários acerca dos excelentes resultados dela nas provas finais.


Tão logo se encontrou com Marcela, Paulo fez comentários acerca dos excelentes resultados deles nas provas finais.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

A ocorrência de casos ambíguos é, muitas vezes, resultante dessa prática
A ocorrência de casos ambíguos é, muitas vezes, resultante dessa prática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "A falta de clareza textual... o emprego inadequado de alguns pronomes pode nela resultar? "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/a-falta-clareza-textual-emprego-inadequado-alguns.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola