Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Petrodólar

O termo “petrodólar” caracteriza a crise do petróleo durante a década de 1970, fator que ocasionou no aumento do valor do barril de petróleo.

Os principais “atores” do termo “petrodólar”
Os principais “atores” do termo “petrodólar”
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O termo petrodólar representa as relações comerciais estabelecidas entre um país comprador de petróleo, que paga em dólar, e outro que vende o petróleo, principal fonte energética do mundo. O termo pode ser definido também como os capitais obtidos pelos países exportadores de petróleo.

A palavra petrodólar foi criada pelo professor de Economia da Universidade Georgetown, Ibrahim Oweiss, em 1973. Para ele, era necessária a criação de um termo que caracterizasse a crise do petróleo instaurada naquele momento, fator que ocasionou o aumento dos valores do barril desse combustível fóssil, desencadeando um intenso fluxo de capitais em direção às economias dos países produtores.

Os fatos apresentados ocorriam em razão da grande influência da moeda americana, o dólar, que foi e continua sendo a referência para as transações comerciais e cambiais executadas no mundo, no entanto, isso tem mudado, uma vez que o euro tem se despontado no cenário mundial.

Hoje, os grandes produtores de petróleo que integram a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) não se restringem a vender somente em dólar, mas também em outras moedas consolidadas, tirando assim o “status” da moeda americana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Petrodólar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/petrodolar.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante