Topo
pesquisar

Micropaíses

Geografia

Os micropaíses são países com pequena extensão territorial, mas precisamente um território inferior a 1000 quilômetros quadrados.
PUBLICIDADE

Países com extensão territorial inferior a 1.000 quilômetros quadrados são considerados micropaíses. O Vaticano, menor Estado-Nação do planeta, possui apenas 0,44 km². Muitas cidades apresentam áreas maiores, como, por exemplo, a capital paraense, Belém, com 1.059 km². Dos 194 países existentes, 25 se enquadram nessa classificação.

A maioria desses países minúsculos está situada na Oceania (Nauru, Tuvalu, Ilhas Marshall, Palau, Federação dos Estados da Micronésia, Tonga e Kiribati), na Europa (Vaticano, Mônaco, San Marino, Liechtenstein, Malta e Andorra) e na América Central (São Cristóvão e Névis, Granada, São Vicente e Granadinas, Barbados, Antígua e Barbuda, Santa Lúcia, Dominica). A Ásia possui três (Barein, Maldivas e Cingapura); e os representantes da África são: São Tomé e Príncipe e Seychelles.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de pequenos em extensão territorial, os micropaíses possuem autonomia política, leis próprias e alguns deles são altamente desenvolvidos socioeconomicamente. Localizado na Europa, Liechtenstein é o sexto menor país do mundo, no entanto, é industrializado e possui uma economia muito forte.

Os micropaíses europeus se destacam por seus indicadores sociais: todos eles têm alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Por outro lado, os micropaíses da América Central e da Oceania têm economia pouco desenvolvida, baseada principalmente na agricultura de subsistência.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Mônaco: um micropaís de grande importância econômica
Mônaco: um micropaís de grande importância econômica

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Micropaíses"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/micropaises.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola