close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

ALADI

Apesar de não ser um bloco econômico com um grande peso político, a ALADI é a única associação de países que abrange toda a América Latina.

Todas as nações latino-americanas podem aderir à ALADI
Todas as nações latino-americanas podem aderir à ALADI
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A ALADIAssociação Latino-Americana de Integração – é um bloco econômico criado em 1980 pelo Tratado de Montevidéu com o intuito de substituir a ALALC (Associação Latino-Americana de Livre Comércio). É composta, atualmente, por 11 países-membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Estão em processo de adesão o Panamá e a Nicarágua.

A ALADI abrange um território total de aproximadamente 20 milhões de km², cerca de 500 milhões de habitantes e um PIB superior a 1 trilhão e 700 bilhões de dólares. O seu principal objetivo é promover uma maior integração entre os países que compõem a América Latina, estabelecer acordos comerciais e criar gradativamente um mercado comum latino americano.

Para alcançar os seus objetivos, a ALADI parte de três mecanismos principais:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

a) Preferência tarifária regional: o que representa a diminuição das tarifas alfandegárias concedidas preferencialmente aos países-membros desse grupo;

b) Acordos de alcance regional: acordos que se referem à importação/exportação de bens e mercadorias, cooperações, complementação financeira e demais atividades que sejam comuns a todos os países-membros;

c) Acordos de alcance parcial: acordos com a mesma natureza, porém envolvendo apenas alguns dos países membros.

Apesar de possuir um número de países-membros superior, a ALADI encontra-se abaixo do MERCOSUL e do NAFTA na América em termos de representatividade e peso político perante a economia política mundial. Além disso, encontra-se em segundo plano na política econômica sul-americana diante da criação da UNASUL (União de Nações Sul-americanas).


Por Rodolfo F. Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "ALADI"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aladi.htm. Acesso em 24 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Quais imigrantes chegaram e se instalaram em aquidauana 

Por Tayssa Gimenes
Responder
Ver respostas

tu es calvo?

Por Oscar Alho
Responder
Ver respostas

Estude agora


Equações Trigonométricas

Equações trigonométricas são equações (igualdades) que possuem pelo menos uma razão trigonométrica em que o...

A origem da Sexta Feira 13

Você sabe de onde surgiu essa história da Sexta-Feira 13 ser uma data maldita? Por que sexta-feira? E por que 13? A...