PUBLICIDADE
A cereja (Prunus avium) é uma fruta pequena, arredondada, de cor vermelha e com polpa macia e suculenta, que tem a sua origem no continente Asiático. Rica em vitamina A, B e C, além de conter cálcio, ferro, fósforo e proteínas, o fruto da cerejeira é muito apreciado por combater os radicais livres e ajudar na digestão.
A cereja é uma fruta que quando consumida in natura tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas, e por ser rica em ácido salicílico é indicada no tratamento e combate ao reumatismo, gota, artrite e redução do ácido úrico. É uma fruta pouco calórica que contém muita fibra, o que auxilia no funcionamento do intestino. Com altas concentrações de antocianina, a cereja fresca é considerada um anti-inflamatório natural, prevenindo inflamações e acalmando dores no corpo. As sementes encontradas no interior da fruta têm propriedades vermífugas e diuréticas.
Além de poder ser consumida ao natural, a cereja pode ser ingrediente para a preparação de conservas, compotas, sobremesas, geleias e coquetéis.
A cerejeira ou pé de cereja é uma árvore ornamental que se enriquece de flores, tornando-se muito bela e atraindo milhares de turistas em todo Japão. É uma árvore que pode atingir até dez metros de altura e que perde suas folhas no inverno, sendo por isso chamada de caducifólia. É uma planta que gosta de clima temperado, por isso o seu cultivo é mais fácil em regiões onde o clima é frio.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia