PUBLICIDADE
O Paraná Clube é um time bastante recente no cenário do futebol nacional. Foi fundado em 19 de dezembro de 1989 sob condições especiais: resultou da união entre dois antigos times paranaenses, o Esporte Clube Pinheiros e o Colorado Esporte Clube. Essa união tinha como pretensão unir dois times medianos locais para fundar um time mais forte, capaz de ganhar visibilidade nacional. O resultado ocorreu como o esperado e, logo após a sua criação, o Paraná Clube já disputava a série A do Campeonato Brasileiro e ainda participava de algumas competições internacionais.
A reunião entre Colorado e Pinheiros foi idealizada a partir dos resultados de uma pesquisa de mercado que indicava que a torcida do Pinheiros só conseguiria atingir um grau mínimo de expressão dali a aproximadamente vinte anos. Logo, as diretorias dos dois clubes começaram a se reunir para pensar na proposta de unificação dos times.
Não demorou muito tempo para a ideia se concretizar. No mês de setembro de 1988, durante um almoço, foram definidas as primeiras diretrizes para o novo clube, em especial as cores que o representariam. A primeira sugestão foi de utilizar o verde e o branco, porém essa combinação já era utilizada pelo Coritiba. A segunda realmente representava o Paraná Clube: vermelho, azul e branco, união do vermelho e branco, do Colorado, e do azul e branco, do Pinheiros.
Ainda que não tenha vencido nenhuma competição de alto nível internacional, o Paraná Clube já disputou a Copa Sul-Americana em 2004 e 2006, a Copa Conmebol em 1999 e a Taça Libertadores da América no ano de 2007. Por outro lado, em nível estadual o Paraná se tornou uma potência do futebol, como se pode observar a seguir nos títulos conquistados pelo clube.
Tópicos deste artigo
Títulos do Paraná Clube
-
Campeão Paranaense em 1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997 e 2006;
-
Campeão Brasileiro – série B – em 1992;
-
Copa João Havelange – módulo amarelo – (equivalente à série B do Campeonato Brasileiro), em 2000.
O ano de 2006 foi o ápice de um período de glória para o time paranaense, que conseguiu a classificação em quinto lugar no Campeonato Brasileiro e o acesso à disputa da Taça Libertadores da América, campeonato no qual chegou até às oitavas de final. Infelizmente, logo na temporada seguinte, em 2007, o Paraná Clube desceu para a série B do Campeonato Brasileiro e, desde então, não tem conseguido passar para a disputa da série A.
Hino do Paraná Clube
O hino do Paraná Clube foi composto por João Arnaldo e Sebastião Lima, cuja letra está descrita a seguir:
Paraná já nasceste gigante
És o fruto de luta e união
Tens a força, o arrojo, a imponência
E o poder da realização
Nas três cores do teu estandarte
Tão altiva está a gralha azul
Que plantou neste solo tão fértil
Esta grande potência do sul
Refrão
Meu Paraná... meu tricolor
Teu pavilhão simboliza
Em cores tão vivas
A garra e o amor
Meu Paraná... meu tricolor
Eu sou a camisa doze
Que tanto te ama
Sou teu torcedor
II
Tua origem coberta de glória
É que faz teu imenso valor
Teu destino é vitória, vitória
Salve o meu esquadrão tricolor
Paraná és guerreiro valente
E do esporte a maior razão
Verdadeira alegria do povo
Paraná clube do coração
Refrão
Meu Paraná... meu tricolor
Teu pavilhão simboliza
Em cores tão vivas
A garra e o amor
Meu Paraná... meu tricolor
Eu sou a camisa doze
Que tanto te ama
Sou teu torcedor