Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sonambulismo

Sonambulismo: distúrbio benigno do sono
Sonambulismo: distúrbio benigno do sono
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

É um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens de um sono profundo para um mais superficial: as funções motoras despertam, mas a consciência continua a dormir. Adicionado por uma pausa na respiração, por um barulho ou pelo próprio ronco, o corpo desperta.

Mesmo não estando acordada de verdade, a pessoa pode começar a andar e a falar. Normalmente a pessoa passa a se mexer durante o sono, senta-se na cama, levanta-se e sai andando, ainda dormindo. Sem o consentimento do cérebro, o indivíduo não faz nada muito complexo, mas é capaz de abrir portas e janelas, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isto é, o sonâmbulo se movimenta, mas não sabe o que está acontecendo. Provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, o sonambulismo ocorre em aproximadamente 20% das crianças de 3 a 10 anos, em média de uma vez por ano, e depois tende a desaparecer sem deixar vestígios.

Por Eliene Percília

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Sonambulismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/sonambulismo.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante