Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Economia do Rio Grande do Norte

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Rio Grande do Norte está localizado na região Nordeste. Sua extensão territorial é de 52.810,699 quilômetros quadrados, divididos em 167 municípios. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado totaliza 3.168.027 habitantes.

As atividades econômicas do estado contribuem da seguinte forma para o Produto Interno Bruto (PIB) estadual: Agropecuária (5,1%), Indústria (24%) e Serviços (70,9%), assim destacadas:

A agricultura é bem diversificada, com enfoque para o cultivo de arroz, algodão, feijão, fumo, mamona, cana-de-açúcar, mamão, melão, coco, mandioca, melancia, manga, acerola, banana, caju e milho. O desenvolvimento de técnicas para a prática da fruticultura irrigada proporcionou um grande aumento da produtividade, fortalecendo as exportações, especialmente para a Europa.
A agropecuária potiguar também representa um forte segmento econômico, representada pelos rebanhos bovinos e suinos.

A atividade industrial concentra-se na região metropolitana de Natal, com destaque para os produtos têxteis, bebidas, agroindústrias e indústrias de automóvel. A indústria petrolífera é de fundamental importância para a economia do Rio Grande do Norte, uma vez que o estado é o maior produtor nacional de petróleo em terra, além de possuir três unidades de processamento de gás natural.

Litoral do Rio Grande do Norte
Litoral do Rio Grande do Norte

Com belas praias, o turismo é outro elemento importante na economia estadual. São mais de 2 milhões de visitantes anualmente, sendo que os principais destinos são as praias de Ponta Negra, Pipa e Genipabu. Essa atividade é responsável por empregar mais de 120 mil pessoas, além de estar vinculada a outras 54 atividades, direta ou indiretamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A mineração destaca-se com a extração de sal marinho (cerca de 90% da produção nacional), calcário, estanho, gás natural, petróleo e feldspato.
Outro segmento que merece destaque é a produção de camarão, a qual tem apresentado um quadro bastante evolutivo. Atualmente, o estado é o maior exportador brasileiro do crustáceo.

Dados de exportação e importação do Rio Grande do Norte:

Exportação – 347,5 milhões de dólares.
Frutas frescas: 29%
Castanha de caju: 13%
Crustáceos: 11%
Combustíveis e lubrificantes para embarcações e aeronaves: 9%
Fios, tecidos e confecções: 7%
Açúcares: 7%
Produtos de confeitaria: 6%
Outros: 18%

Importações – 207,3 milhões de dólares
Plástico e seus produtos: 17%
Trigo: 15%
Máquinas e equipamentos: 13%
Tubos de ferro e aço: 8%
Máquinas têxteis: 7%
Geradores: 7%
Algodão: 5%
Embalagens de papel: 4%
Outros: 24%

O Produto Interno Bruto (PIB) estadual atingiu a marca de 22,9 bilhões de reais, visto que a economia está em constante processo de desenvolvimento. No entanto, sua participação no PIB do Nordeste é de apenas 6,6% e no âmbito nacional, essa marca atinge 0,9%. 

 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Economia do Rio Grande do Norte"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/economia-rio-grande-norte.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante