Whatsapp

Aspectos da população do Pará

Geografia do Brasil

PUBLICIDADE

O Pará é um dos estados que integram a Região Norte do Brasil. Sua extensão territorial é de 1.247.950,003 km², sendo o segundo maior estado brasileiro. Está divido em 143 municípios, conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 7.581.051 habitantes, é o mais populoso da região. A densidade demográfica é de aproximadamente 6 hab/km², o que demonstra que o estado é pouco povoado.
Belém, capital do Pará, é a cidade mais populosa do estado, possui 1.393.399 habitantes.

Quanto à distribuição da população segundo o sexo, 49,6% são mulheres e o restante, 50,4%, são homens.

Sua população é miscigenada, formada a partir de índios, negros e descendentes de imigrantes asiáticos e europeus. Na sua formação, o Pará teve um elevado número de imigrantes portugueses, espanhóis, italianos e japoneses. Além das muitas influências africanas e indígenas.

Conforme dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o território do Pará concentra 31 etnias indígenas espalhadas em 298 povoações, totalizando mais de 27 mil índios. Também possui comunidades negras remanescentes de antigos quilombos.

A maioria da população reside em áreas urbanas (68,5%), na zona rural habitam 31,5% da população paraense.

A composição étnica do Pará está classificada da seguinte forma:
Pardos: 73%
Brancos: 23%
Negros: 3,5%
Índigenas: 0,6%.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Pará, o estado mais populoso da Região Norte
Pará, o estado mais populoso da Região Norte

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Aspectos da população do Pará"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-populacao-para.htm. Acesso em 11 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Aspectos naturais do Pará, Aspectos climáticos do Pará, Aspectos do relevo do Pará, Aspectos da vegetação do Pará, Aspectos da hidrografia do Pará, A principal bacia do Pará.
Clique aqui e fique por dentro da economia do estado do Pará!
Confira detalhes do polêmico debate em torno do plebiscito sobre a divisão do estado do Pará em três diferentes territórios: Pará, Carajás e Tapajós.