PUBLICIDADE
O estado de Sergipe é o menor em extensão territorial entre todas as unidades da Federação. Nesse estado são percebidas diferentes paisagens, resultado direto de suas características relacionadas ao relevo, clima, vegetação e hidrografia. A seguir, os principais aspectos naturais do estado:
Relevo
A topografia do território sergipano é relativamente plana. Também são encontradas áreas restritas de relevo modestamente ondulado, o que resulta em uma altitude que não ultrapassa os 300 metros. As planícies estão presentes ao norte do estado, e a noroeste se encontram os planaltos.
Clima
No estado de Sergipe, são identificados os climas do tipo: tropical quente e úmido (ocorre no litoral do estado, apresenta temperatura de 25°C e três meses de seca), tropical quente e semi-úmido (ocorre em uma área de transição entre o litoral e o sertão, a temperatura média anual é de 30°C, o período de seca abrange 4 a 6 meses) e tropical quente e semi-árido (corresponde a faixa do sertão, onde a temperatura média anual é de 40°C, o período de estiagem dura cerca de 8 meses).
Vegetação
Quanto à cobertura vegetal, há o predomínio da vegetação litorânea (coqueiros, vegetação rasteira e mangue) e caatinga no centro do estado. No passado existiam florestas (Atlântica) que foram destruídas para a ocupação urbana, agropecuária e pela extração de madeira.
Hidrografia
Sem dúvida, o principal rio do estado é o São Francisco, entretanto, existem outros que são de suma importância para o seu povo, como os rios Piauí, Sergipe, Vaza-Barris, Real e Japaratuba.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia