Topo
pesquisar

Aspectos naturais de Sergipe

Geografia do Brasil

PUBLICIDADE

O estado de Sergipe é o menor em extensão territorial entre todas as unidades da Federação. Nesse estado são percebidas diferentes paisagens, resultado direto de suas características relacionadas ao relevo, clima, vegetação e hidrografia. A seguir, os principais aspectos naturais do estado:

Relevo

A topografia do território sergipano é relativamente plana. Também são encontradas áreas restritas de relevo modestamente ondulado, o que resulta em uma altitude que não ultrapassa os 300 metros. As planícies estão presentes ao norte do estado, e a noroeste se encontram os planaltos.

Clima

No estado de Sergipe, são identificados os climas do tipo: tropical quente e úmido (ocorre no litoral do estado, apresenta temperatura de 25°C e três meses de seca), tropical quente e semi-úmido (ocorre em uma área de transição entre o litoral e o sertão, a temperatura média anual é de 30°C, o período de seca abrange 4 a 6 meses) e tropical quente e semi-árido (corresponde a faixa do sertão, onde a temperatura média anual é de 40°C, o período de estiagem dura cerca de 8 meses).

Vegetação

Quanto à cobertura vegetal, há o predomínio da vegetação litorânea (coqueiros, vegetação rasteira e mangue) e caatinga no centro do estado. No passado existiam florestas (Atlântica) que foram destruídas para a ocupação urbana, agropecuária e pela extração de madeira.

Hidrografia

Sem dúvida, o principal rio do estado é o São Francisco, entretanto, existem outros que são de suma importância para o seu povo, como os rios Piauí, Sergipe, Vaza-Barris, Real e Japaratuba.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Paisagem de Sergipe
Paisagem de Sergipe

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Aspectos naturais de Sergipe "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-sergipe.htm. Acesso em 23 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola