Topo
pesquisar

Temístocles

Biografia

PUBLICIDADE

General grego nascido em Atenas, cuja habilidade política e militar transformou Atenas na maior potência naval helênica e tornou possível a vitória sobre os invasores persas. Filho de um aristocrata ateniense e de uma concubina estrangeira, obteve a cidadania graças a uma lei (508 a. C.), que tornou atenienses todos os homens livres residentes na cidade. O primeiro registro documentado a seu respeito refere-se a sua eleição como arconte, a mais importante autoridade jurídica e administrativa de Atenas (493 a. C.).

Responsável direto pela estratégia e derrota dos persas de Xerxes I, na batalha naval de Salamina, foi aclamado como herói nacional. Empenhado na reconstrução de Atenas e na fortificação da cidade, a qualquer custo, para enfrentar o poderio de Esparta, foi combatido pela aristocracia e finalmente foi banido pelo conselho de nobres, o Areópago (471 a. C.). Acusado de peculato, passou por vários países até obter refúgio na Pérsia, onde, embora antes inimigo, gozava de enorme respeito, tanto que lhe foi confiado o governo da Magnésia, na Anatólia e lá permaneceu até morrer.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem T - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Temístocles"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/temistocles.htm. Acesso em 15 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola