Topo
pesquisar

Selman Abraham Waksman

Biografia

PUBLICIDADE

Microbiólogo estadunidense que nasceu em Priluki, Ucrânia, especialista em microbiologia do solo, descobridor da estreptomicina (1944), primeiro agente específico efetivo no tratamento da tuberculose, e o primeiro a utilizar o termo antibiotic. Imigrou para os Estados Unidos (1910) e tornou-se cidadão estadunidense (1916). Estudou na Rutgers University, New Jersey, e na University of California, passando a trabalhar na a faculdade da Rutgers University, New Brunswick, NJ, onde foi nomeado professor e diretor do Instituto Rutgers de Microbiologia (1918).

Chamado professor emérito de microbiologia e diretor emérito do Instituto de Microbiologia (1958), no qual ele era diretor desde sua criação (1949), também foi bacteriologista marinho no Woods Hole Oceanographic Instituition (1930-1942), microbiólogo em New Jersey Agricultural Experiment Station (1921-1954), e consultor para vários agências federais. Destacou-se como pesquisador em microrganismos do solo e no estudo de antibióticos, descobrindo e desenvolvendo vários destes agentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir do isolamento da actinomicina (1941), letal para o bacilo da tuberculose, embora tóxica para os animais testados, extraiu do fungo Streptomyces griseus a estreptomicina, antibiótico relativamente inócuo para o homem, de excelentes resultados na luta contra a tuberculose quando combinado com a quimioterapia. Pela descoberta da estreptomicina, o primeiro antibiótico efetivo contra a tuberculose, foi agraciado com o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina (1952). Escreveu mais de 20 livros, incluindo Enzimas (1926), Principles of Soil Microbiology (1927) e My Life with the Microbes (1954).

Foto copiada do site da BRITANNICA/NOBEL:
http://www.britannica.com/nobel/  

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Americano especialista em microbiologia do solo
Americano especialista em microbiologia do solo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Selman Abraham Waksman"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/selman-abraham.htm. Acesso em 20 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola