Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Robert Alexander Watson

Robert Alexander Watson, ganhador do Prêmio Nobel de Física (1923)
Robert Alexander Watson, ganhador do Prêmio Nobel de Física (1923)
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Físico norte-americano nascido em Morrison, Illinois, ganhador do Prêmio Nobel de Física (1923) por seus estudos sobre a medida da carga do elétron e sobre o efeito fotoelétrico. Segundo filho do Reverendo Silas Franklin Millikan e de Mary Jane Andrews, foi educado na Maquoketa High School, em Iowa. Após trabalhar por um curto tempo domo repórter free lander, entrou para o Oberlin College, em Ohio (1886). Inicialmente interessou-se por grego e matemática, mas após sua formatura (1891) passou a ensinar e tomou gosto pela física.

Após obter seu mastership in physics (1893), foi nomeado Fellow em Física para a Columbia University, onde recebeu seu Ph.D. (1895) por suas conclusões sobre a polarização da luz emitida por superfícies incandescentes. Passou um ano na Alemanha (1895-1896), aperfeiçoando-se nas universidades de Berlim e Göttingen. Convidado por A. A. Michelson, retornou à América para ser assistente do recém fundado Ryerson Laboratory, na University of Chicago (1896), onde desenvolveu sua inédita experiência em que mediu a carga do elétron e criou o famoso teste da gota de óleo (1911).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Professor do departamento de física da University of Chicago (1896-1921), diretor do Norman Bridge Laboratory of Physics e presidente do California Institute of Technology, Pasadena, Calif. (1921-1945), tornou-se mundialmente conhecido por isolar o elétron e por suas pesquisas com raios cósmicos, propriedades luminosas das radiações dos átomos, movimento Browniano e espectro ultravioleta. Casado (1902) com Greta Erwin Blanchard, o casal teve três filhos: Clark Blanchard, Glenn Allen e Max Franklin. Foi doutor honorário em 25 universidades, recebeu muitas outras honrarias e morreu em San Marino, California.

Figura copiada do site da CENTER FOR HISTORY OF PHYSYCS / AIP:
http://www.aip.org/

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Robert Alexander Watson"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/robert-alexander.htm. Acesso em 05 de novembro de 2024.

De estudante para estudante