Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Papa Francisco

Eleito no conclave realizado em 2013, o papa Francisco é o 266º pontífice da Igreja Católica. Ele é argentino e foi o primeiro papa jesuíta da história.

Fotografia do papa Francisco, o 266º pontífice da história da Igreja Católica.
O papa Francisco é o 266º pontífice da história da Igreja Católica. [1]
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O papa Francisco é o 266º papa em toda a história da Igreja Católica, tendo sido eleito no conclave de 2013 depois que Bento XVI renunciou à sua posição como pontífice. Ele é originário de Buenos Aires, na Argentina. Seu nome é Jorge Mario Bergoglio, e ele é descendente de italianos. Foi o primeiro papa latino-americano da história.

Jorge Bergoglio formou-se técnico em Química, atuando profissionalmente durante alguns anos, mas aderiu à vida religiosa na década de 1950, tornando-se membro da Companhia de Jesus em 1958. Escolheu o nome Francisco em referência a São Francisco de Assis, santo conhecido por sua humildade e cuidado com os pobres.

Leia também: Papa Bento XVI — detalhes sobre a vida do 265º papa da Igreja Católica Romana

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o papa Francisco

  • O papa Francisco é o 266º pontífice da história da Igreja Católica.

  • Foi eleito papa no conclave realizado em 2013, depois que Bento XVI renunciou à posição de papa.

  • O papa Francisco nasceu na Argentina, originário da cidade de Buenos Aires.

  • Chama-se Jorge Mario Bergoglio, descendente de italianos.

  • Aderiu à Companhia de Jesus no final da década de 1960 e foi o primeiro papa jesuíta da história.

Biografia do papa Francisco

Infância do papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio nasceu na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936. Conhecido mundialmente como papa Francisco, Jorge cresceu em um bairro da capital argentina chamado Flores. Era descendente de italianos, uma vez que seu pai, Mario Bergoglio, era nascido na Itália, e sua mãe, Regina Sivori era filha de italianos.

Jorge Bergoglio é o filho mais velho do casal formado por Mario e Regina. Ao todo, Jorge Bergoglio possuía quatro irmãos, chamados Oscar, Marta, Alberto e María Elena (esta última é a única irmã do papa que ainda está viva). O jovem Jorge estudou em escolas locais da cidade de Buenos Aires e durante a sua infância desenvolveu um grande apreço pelo futebol.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Juventude do papa Francisco

Durante a sua adolescência, Jorge Bergoglio teria se apaixonado por uma moça chamada Amelia Damonte. Entretanto, o relacionamento entre eles não teve sucesso porque os pais da moça reprovaram a situação. Diz-se que Jorge teria dito que se tornaria padre se não se casasse com a jovem Amelia.

Jorge Bergoglio formou-se como técnico químico, trabalhando no ramo de alimentos por anos. Apesar dos anos de trabalho, o jovem Jorge decidiu abandonar a sua carreira profissional para seguir a vocação religiosa na década de 1950.

Vida eclesiástica do Papa Francisco

Em 1955, ingressou em um seminário católico e, em 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus. Fez estudos humanísticos no Chile e foi oficializado como um jesuíta em 1960, fazendo votos de pobreza, castidade e obediência. Em 1963, licenciou-se em Filosofia por um colégio jesuíta de Buenos Aires.

Entre 1964 e 1966, atuou como professor de Literatura e Filosofia em um colégio de santa fé e, em 1967, deu início aos seus estudos de Teologia, licenciado-se na matéria em 1970. Jorge Bergoglio foi oficialmente ordenado como sacerdote da Igreja Católica em 1969. A finalização do preparo intelectual e religioso do sacerdote se deu na Espanha, fazendo sua profissão perpétua com a Companhia de Jesus em 1973.

Entre 1973 e 1979 assumiu o comando da Companhia de Jesus na Argentina ao ser nomeado como o superior provincial. A partir de 1980 passou a atuar novamente como docente em um colégio e atuou como reitor de uma universidade até 1986. Além disso, Jorge Bergoglio também foi diretor espiritual e confessor da cidade de Córdoba.

Em 1992, o papa João Paulo II o nomeou como o bispo titular de Auca e bispo auxiliar de Buenos Aires. Em 1998, foi nomeado arcebispo da cidade de Buenos Aires e, em 2001, foi ordenado cardeal pelo papa João Paulo II. Em 2005 participou do conclave que elegeu Bento XVI como papa da Igreja Católica. Nesse conclave foram realizadas três eleições, e Jorge Bergoglio recebeu votação expressiva, ficando em segundo durante essas eleições que foram realizadas.

Trajetória do papa Francisco no pontificado

Em 2013, o papa Bento XVI anunciou sua renúncia ao pontificado, alegando questões de saúde. Deu início ao conclave que elegeria um novo papa, o 266º da Igreja Católica. O papa Francisco foi eleito por esse conclave em 2013, assumindo a posição que ele ainda sustenta até os dias de hoje.

Eleição do papa Francisco

Folhas de jornal noticiando a eleição do papa Francisco como o novo papa da Igreja Católica Romana.
O papa Francisco foi eleito no dia 13 de março de 2013. [2]

Jorge Bergoglio era um dos favoritos a ser eleito papa no conclave de 2013. O conclave funciona com base no voto secreto, sendo necessário que, entre todos os cardeais presentes, obtenham-se 2/3 do total de votos. São realizadas diversas eleições até que um novo papa se eleja dentro da margem mínima.

Após duas votações, se houver indefinição, é emitida da chaminé da Capela Sistina uma fumaça negra, indicando que não houve um papa eleito. Quando um papa é eleito, uma fumaça branca é emitida da chaminé da Capela Sistina, depois que ele aceitar sua nova posição. No caso de Jorge Bergoglio, foram necessárias cinco votações para determinar a eleição do novo papa.

Nome do papa Francisco

Jorge Bergoglio foi o primeiro jesuíta a ser eleito papa, além de ser também o primeiro americano (em referência ao continente) a se tornar papa. Depois que foi eleito, Jorge Bergoglio aderiu ao nome “Francisco”, em referência a São Francisco de Assis, santo conhecido por sua humildade e pelo seu cuidado com os pobres. Ele foi o primeiro papa a adotar o nome Francisco.

Brasão e lema do papa Francisco

Lema e brasão do papa Francisco.
O lema do papa Francisco, escrito em seu brasão, é “miserando atque eligendo”, que significa “com misericórdia o chamou”. [3]

Em 1992, Jorge Bergoglio, na época um bispo, recebeu a sua ordenação episcopal e, por conta dela, aderiu a um brasão e um lema que o representa enquanto eclesiástico. O lema ou mote que ele adotou foi “miserando atque eligendo”, retirado de uma homília de São Beda.

O mote é traduzido como “com misericórdia o chamou”, em referência ao chamado de Jesus a Mateus para ser um de seus seguidores. Quando se tornou papa, Francisco optou por manter tanto o seu mote quanto o seu brasão, fazendo, contudo, algumas modificações pontuais para deixar o estilo de seu brasão parecido com o brasão de Bento XVI.

O escudo do Papa Francisco tem uma cor azulada, com o símbolo da Companhia de Jesus e uma estrela e uma flor de nardo. O símbolo da Companhia de Jesus representa a origem eclesiástica do papa, a estrela simboliza a Virgem Maria e a flor de nardo representa São José, padroeiro da Igreja Universal.

O brasão do papa ainda tem uma mitra, uma insígnia utilizada por sacerdotes da Igreja Católica, além de duas chaves, uma de ouro e outra de prata, que simbolizam os poderes espiritual e temporal e uma associação a São Pedro. As chaves estão cruzadas e ligadas por um cordão vermelho.

Acesse também: Quem foi Alexandre VI, o papa corrupto?

Estilo pessoal do papa Francisco

Fotografia de papa Francisco caminhando, o papa que fez um voto de pobreza e que, por isso, vive um estilo de vida simples.
Por ter feito um voto de pobreza enquanto jesuíta, o papa Francisco vive um estilo de vida simples. [4]

O papa Francisco, durante toda a sua carreira religiosa, foi adepto de um estilo de vida simples e marcado pelo comedimento. Enquanto jesuíta, ele fez um voto de pobreza, por isso sempre viveu uma vida o mais simples possível. Residia em residências rústicas e fazia uso de transporte público quando residia em Buenos Aires.

Alguns posicionamentos do papa Francisco

Entre os posicionamentos emitidos pelo papa Francisco estão:

  • é um forte defensor da justiça social, defendendo ser crucial a criação de políticas de redução da desigualdade social;

  • é ortodoxo em relação a alguns temas, como a questão do aborto, da homossexualidade e do uso de métodos contraceptivos;

  • defende os estudos científicos a respeito dos impactos ambientais causados pela humanidade, como o aquecimento global;

  • defende a flexibilização das políticas imigratórias para que refugiados sejam recebidos amistosamente onde quer que estejam;

  • defende o celibato entre sacerdotes da Igreja Católica;

  • demonstrou-se aberto à questão do divórcio.

Obras do papa Francisco

Ao longo de sua vida, o papa Francisco publicou uma série de livros, como:

  • Homilías y mensajes;

  • Dios em la ciudad: primer Congreso pastoral urbana región Buenos Aires;

  • Mente abierta, corazón creyente;

  • Sobre el cielo y la tierra.

Curiosidades sobre o Papa Francisco

  • O papa Francisco é torcedor do San Lorenzo, um time de Buenos Aires.

  • Ele foi o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.

  • O papa fala espanhol, italiano, francês, alemão, e tem algum conhecimento de inglês, português e latim.

  • Durante sua infância teve uma infecção pulmonar, resultando em uma cirurgia que retirou parte de seu pulmão.

Créditos de imagem

[1] Ricardo Perna / Shutterstock

[2] Zvonimir Atletic / Shutterstock

[3] Walter Cicchetti / Shutterstock

[4] Alessia Pierdomenico / Shutterstock

Fontes

ANDRADE, Alberto. São Beda inspirou Papa Francisco em seu lema pontifício. Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/noticias/sao-beda-inspirou-papa-francisco-em-seu-lema-pontificio.

GOMES, Guilherme. 15 curiosidades sobre o Papa em seu aniversário. Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/santo-padre/15-curiosidades-sobre-o-papa-em-seu-aniversario.

REDAÇÃO. Amalia Damonte, o suposto amor de infância de papa Francisco. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/amalia-damonte-o-suposto-amor-de-infancia-de-papa-francisco.phtml.

REDAÇÃO. 10 posicionamentos do papa Francisco que estão mudando a Igreja Católica. Disponível em: https://capelasantaritacuiaba.com.br/10-posicionamentos-do-papa-francisco-que-estao-mudando-a-igreja-catolica/.

REDAÇÃO. Assédio muda vida de familiares do papa na Argentina. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/03/130316_papa_familiares_argentina_jp_mc.

REDAÇÃO. Biografia do santo padre Francisco. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/biography/documents/papa-francesco-biografia-bergoglio.html.

REDAÇÃO. Explicação do brasão “miserando atque eligendo”. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/elezione/stemma-papa-francesco.html.

WINFIELD, Nicole. Veja as posições mais progressistas do papa Francisco. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/asmais/2015/09/1676660-veja-as-posicoes-mais-progressistas-do-papa-francisco.shtml. 

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Papa Francisco"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/papa-francisco.htm. Acesso em 21 de junho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


A Igreja Católica no Brasil

A Igreja Católica contribuiu de forma decisiva para a formação da sociedade brasileira.
História do Brasil

Alexandre VI, o papa corrupto

Clique e conheça a história de Alexandre VI e como ele usou seu cargo para aumentar a influência de sua família.
História Geral

Cisma do Oriente

Clique no link para saber mais detalhes acerca do Cisma do Oriente, também conhecido como Grande Cisma. Entenda as causas, como ocorreu e as consequências.
História Geral

História da Igreja Católica

Veja a história da Igreja Católica desde a perseguição, a liberdade e oficialidade de culto em Roma até a criação do Estado do Vaticano no século XX.
História Geral

Igreja Ortodoxa

Clique aqui para conhecer a história da Igreja Ortodoxa. Aprenda suas principais crenças. Descubra suas semelhanças e diferenças com a Igreja Católica Romana.
Religião

O poder da Igreja Católica no mundo feudal

O poder da Igreja Católica no mundo feudal foi caracterizado por sua forte estrutura política, econômica e espiritual.
História Geral

Papa Bento XVI

Conheça a origem, trajetória e anos de pontificado do Papa Bento XVI. Veja também sobre sua renúncia e morte.
Biografia

Tratado de Latrão

Clique aqui para saber mais a respeito do Tratado de Latrão, acordo assinado entre a Igreja Católica e o governo italiano que foi responsável por colocar fim à Questão Romana e pela criação de um Estado papal: o Vaticano. Entenda os termos desse tratado e o contexto histórico que o antecedeu.
História Geral