PUBLICIDADE
Camilla Parker Bowles, atualmente conhecida como rainha Camilla, é uma monarca britânica que ocupa a posição de rainha (antiga posição de rainha consorte) desde 8 de setembro de 2022, quando a rainha Elizabeth II faleceu. Ela recebeu o direito de se tornar rainha do Reino Unido depois que se casou com Charles (atual Charles III).
Bowles sempre esteve no holofote do noticiário britânico por causa de seu relacionamento com Charles e da relação polêmica dela com Diana. Isso porque Camilla foi, durante anos, amante de Charles, o que abalou profundamente a união dele com a sua esposa na época, Diana. Charles e Camilla se casaram em 2005.
Leia também: Família real britânica — fatos e curiosidades sobre a família ligada ao trono da Inglaterra
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Camilla Parker Bowles
- 2 - Biografia de Camilla Parker Bowles
- 3 - Relação de Camilla Parker Bowles e Diana
- 4 - Relação de Camilla Parker Bowles e Charles
- 5 - Camilla Parker Bowles como rainha
- 6 - Por que Camilla Parker Bowles não é mais rainha consorte?
- 7 - Camilla Parker Bowles na atualidade
Resumo sobre Camilla Parker Bowles
- Camilla Parker Bowles é a atual rainha do Reino Unido, ocupando a posição desde 2022.
- Ela nasceu em uma família bastante rica, tendo uma educação de qualidade.
- Casou-se duas vezes em sua vida: seu primeiro marido foi Andrew Parker Bowles e o seu atual marido é o rei Charles III.
- Camilla sempre foi alvo de muito interesse da imprensa por causa de seu relacionamento extraconjugal com Charles quando ele era casado com Diana.
- Ela faz um amplo trabalho humanitário, apoiando mais de 100 instituições de diferentes finalidades.
Biografia de Camilla Parker Bowles
-
Nascimento de Camilla Parker Bowles
Camilla Rosemary Shand nasceu em Londres, na Inglaterra, no dia 17 de julho de 1947. Ela era filha de um militar britânico chamado Bruce Shand e de uma mulher da aristocracia britânica chamada Rosalind Shand. Ela é a filha mais velha do casal e possuía dois irmãos mais novos chamados Annabel e Mark.
-
Infância de Camilla Parker Bowles
Camilla foi batizada no dia 1º de novembro de 1947, e grande parte de sua infância foi passada em diferentes locais. A jovem Camilla vivia entre duas residências, sendo que uma delas ficava no vilarejo de Plumpton e a outra ficava em Londres. Além disso, ela também residiu durante um tempo em uma escola onde ela estudou que ficava em Sussex.
Ainda durante a sua juventude, ela residiu por breves períodos na Suíça e na França para aperfeiçoar conhecimentos. Depois de terminar seus estudos básicos, ela não ingressou na universidade, realizando diversos trabalhos como secretária e recepcionista na cidade de Londres.
-
Casamento de Camilla Parker Bowles
Ao longo de sua vida, Camilla casou-se duas vezes, sendo que o seu primeiro marido foi Andrew Parker Bowles, que também era militar. Ela teria conhecido o seu marido por intermédio do irmão de Andrew, chamado Simon, que trabalhava na empresa do pai de Camilla. Eles mantiveram um relacionamento cheio de idas e vindas desde a década de 1960.
O casamento deles aconteceu no dia 4 de julho de 1973, em Londres. O casamento aconteceu seguindo uma cerimônia católica e foi uma união infeliz para ambos. Os relatos na imprensa eram de que o casal não tinha uma boa relação e, depois de um tempo, passaram a manter relacionamentos extraconjugais.
Em 1995, Camilla e Andrew anunciaram o seu divórcio. Em 2005, Camilla casou-se pela segunda vez, sendo que seu novo marido era o príncipe Charles, o sucessor do trono inglês na ocasião. O casamento foi realizado em 9 de abril de 2005, e o casal segue unido até o presente.
-
Filhos de Camilla Parker Bowles
Camilla teve dois filhos em sua vida, sendo que ambos foram fruto do seu casamento com Andrew Parker Bowles. O primeiro filho do casal foi Thomas Henry Parker Bowles, nascido em 1974, e o segundo filho foi Laura Rose Parker Bowles, nascida em 1978.
Relação de Camilla Parker Bowles e Diana
A relação de Camilla Parker Bowles e Diana foi, no mínimo, conturbada. Isso porque, pouco antes de se casar, Camilla teve um pequeno relacionamento com Charles. Esse relacionamento aconteceu em algum momento entre 1972 e 1973, mas o envolvimento não evoluiu porque não havia muito interesse da família real britânica de que essa união avançasse.
O relacionamento deles acabou em 1973 porque Charles foi enviado para fora do Reino Unido com a Marinha Real. A incerteza de quando seria o retorno dele e a falta de iniciativa dos dois para manter um relacionamento à distância fez com que o namoro acabasse. Camilla se casou com Andrew, e Charles, tempos depois, casou-se com Diana.
Os problemas de relacionamento entre Diana e Camilla aconteceram porque Charles e Camilla tinham um relacionamento extraconjugal. O caso de Charles com Camilla incomodava bastante a princesa Diana, que chegou a falar publicamente que seu casamento estava muito lotado porque havia três pessoas.
Relatos contam que Diana chamava Camilla de “rottweiler”, afirmando que quando ela mordia uma pessoa não a soltava mais. Essa questão e muitas outras fizeram o casamento de Diana e Charles ruir, com ambos divorciando-se em 1996. Para saber mais sobre Diana, clique aqui.
Relação de Camilla Parker Bowles e Charles
Como mencionado, Camilla e Charles se conheceram em 1972, tornaram-se amigos e iniciaram um envolvimento amoroso que se tornou um namoro público. Charles chegou a ser apresentado para a família de Camila quando namorava na década de 1970. Vimos também que esse relacionamento foi rompido quando Charles foi enviado pela Marinha para fora do Reino Unido.
Os relatos contam que eles reataram um envolvimento amoroso no começo da década de 1980 e que esse envolvimento seguiu depois que Charles se casou com Diana. A proximidade dos dois gerava boatos e criou um grande problema no casamento do príncipe com Diana até que finalmente ambos decidiram se divorciar.
O caso que Charles manteve com Camilla fez de ambos duas figuras extremamente impopulares no Reino Unido. Essa impopularidade se agravou depois que Diana faleceu em um acidente de carro, em Paris. Depois do divórcio e do falecimento de Diana, o príncipe Charles começou a ser visto acompanhado de Camilla com bastante frequência.
A primeira aparição pública do casal foi em 1999, e a partir daí Camilla passou a acompanhar o príncipe em diversas ocasiões. Em 2000, ela foi apresentada, pela primeira vez, à mãe de Charles e rainha do Reino Unido, Elizabeth II. Em 2004, a imprensa começou a especular a possibilidade de um noivado e, em 2005, o casamento aconteceu.
O casamento fez com que ela recebesse o título de Princesa de Gales, mas era principalmente chamada por outro título que recebeu ao se casar com Charles: Duquesa da Cornualha. Desde então ela passou a acompanhar Charles em seus eventos oficiais, embora ela também tenha uma agenda a ser cumprida. Para saber mais detalhes sobre a biografia de Charles, clique aqui.
Camilla Parker Bowles como rainha
Em 8 de setembro de 2022, a então rainha do Reino Unido, Elizabeth II, faleceu. Isso fez com que Charles fosse coroado rei do Reino Unido, tornando-se Charles III. Esse acontecimento fez com que ela assumisse o título de “rainha consorte”, o qual é dado a esposas dos reis, mas não confere os mesmos poderes e privilégios que o título de rainha.
Quando Camilla e Charles se casaram, foi anunciado publicamente que ela se tornaria apenas “princesa consorte”, pois ela rejeitaria o título de rainha consorte. Atribui-se isso ao fato de que o relacionamento do príncipe era bastante impopular ainda. No entanto, meses antes de falecer, a rainha Elizabeth II anunciou que gostaria que Camilla fosse reconhecida como “rainha consorte”.
Isso aconteceu no dia 8 de setembro, quando seu marido se tornou rei do Reino Unido. A cerimônia de coroação, no entanto, só aconteceu em 6 de maio de 2023, na Abadia Westminster, em Londres.
Por que Camilla Parker Bowles não é mais rainha consorte?
Em abril de 2023, uma mudança aconteceu no título usado para se referir a Camilla. Ela deixou de ser chamada “rainha consorte Camilla” e passou a ser chamada apenas de “rainha Camilla”. O “consorte”, portanto, deixou de ser usado, mas não houve alterações no status e nos poderes da rainha. A mudança aconteceu apenas por uma questão de nomenclatura.
Leia também: Maria Stuart — uma das mulheres mais importantes da história inglesa
Camilla Parker Bowles na atualidade
Nos últimos anos, Camilla se tornou conhecida por realizar uma série de ações de caridade, incentivando instituições que atuam em diferentes causas, como alfabetização e incentivo à leitura, apoio às vítimas de abuso sexual, causa animal, saúde, entre outras. Estima-se que ela apoie mais de 100 instituições diferentes.
Além disso, ela também atua junto de seu marido, acompanhando-o em eventos oficiais. O último grande anúncio oficial envolvendo a rainha do Reino Unido foi um informe do Palácio de Buckingham, em novembro de 2024, de que ela estava com infecção pulmonar. A doença gerou uma preocupação pelo fato de ela possuir 77 anos, e obrigou a rainha a cancelar sua agenda de compromissos.
Créditos da imagem
[3] Michael Tubi / Shutterstock
Fontes
REDAÇÃO. The Queen. Disponível em: https://www.royal.uk/the-queen
REDAÇÃO. Após infecção pulmonar, rainha Camilla retoma agenda na próxima semana. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/apos-infeccao-pulmonar-rainha-camilla-retoma-agenda-na-proxima-semana/
REDAÇÃO. Por que a princesa Diana chamava Camilla Parker de 'Rottweiler'? Disponível em: https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/reportagem/por-que-a-princesa-diana-chamava-camilla-parker-de-rootweiler.phtml
REDAÇÃO. Camilla deixa de ser 'rainha consorte' para ser chamada de 'rainha' na coroação; entenda. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/05/06/camilla-deixa-de-ser-rainha-consorte-para-ser-chamada-de-rainha-na-coroacao-entenda.ghtml
REDAÇÃO. Elizabeth II definiu “futuro” da rainha Camilla em fevereiro. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/elizabeth-ii-definiu-futuro-da-rainha-camilla-em-fevereiro/