Affonso Celso de Assis Figueiredo Júnior

Biografia

PUBLICIDADE

Político, professor, historiador e escritor brasileiro, nascido em Ouro Preto, MG, que com a autoria do famoso livro Por que me ufano de meu país (1900), editado e traduzido por décadas, lançou o neologismo ufanismo e uma espécie de culto de amor à pátria, o que provocou grande celeuma. Com o título papal de conde, doutorou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, e aos 21 anos foi eleito deputado federal por Minas Gerais.

Participou ativamente das campanhas abolicionista e republicana, mas, solidário com o pai, visconde de Ouro Preto, último presidente do Conselho de Ministros do império, afastou-se da vida política (1903). Professor catedrático da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras e presidente perpétuo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, colaborou em inúmeros jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo e foi fundador do Jornal do Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Morreu no Rio de Janeiro, RJ, e além do livro que o tornou famoso como ufanista, publicou Vultos e fatos (1892), O imperador no exílio (1893), a novela Lupe (1894), O assassinato do coronel Gentil de Castro (1897), Oito anos de Parlamento (1898) e O visconde de Ouro Preto (1935).

Figura (dia do seu casamento) copiada das páginas do CENTRO DE MEMÓRIA / ABL:
http://www.academia.org.br

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem A - Biografia - Brasil Escola

Affonso Celso de Assis Figueiredo Júnior, membro fundador da Academia Brasileira de Letras
Affonso Celso de Assis Figueiredo Júnior, membro fundador da Academia Brasileira de Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Affonso Celso de Assis Figueiredo Júnior"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/affonson-celso.htm. Acesso em 06 de julho de 2020.