Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Abraham Ortelius

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Cartógrafo belga nascido em Antuérpia, conhecido como o pai do Atlas Moderno, responsável pelo Theatrum Orbis Terrarum (1570), considerado o primeiro atlas da Idade Moderna,uma obra tem 139 mapas coloridos desenhados a mão. Antes da publicação do Theatrum, ele era conhecido como um respeitável estudante de história clássica e um colecionador de de livros e moedas antigas.

Aos 25 anos já era conhecido como um excelente ilustrador e logo depois começou a desenhar mapas (1554) e passou a publicar coletâneas encadernadas como livros com várias folhas de mapas (1564-1570), culminando com o Theatrum Orbis Terrarum (Teatro do Mundo), o que lhe deu definitivamente reputação mundial como cartógrafo.

Essa publicação tornou-se a mais importante do gênero do século XVI e foi publicada no Alemanha (1571), França (1572),Espanah (1588), Inglaterra (1606) e Itália (1608). O autor anexou mais cinco suplementos ao Theatrum nas várias edições seguintes (1573-1597) e que o fizeram passar do originais 53 para 119 mapas.

Figura copiada do site LIBRARY OF CONGRESS

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Abraham Ortelius"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/abraham-ortelius.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

De estudante para estudante