Neste contexto iremos abordar os conteúdos de Química: pH e Sais. Como estes conceitos se aplicam ao solo? Saiba que os deliciosos legumes e frutas que ingerimos dependem dos mesmos para serem produzidos, pois estão relacionados à fertilidade do solo.
O pH do solo exerce importantes influências nas plantas em geral, a acidez está ligada até mesmo à produtividade do solo.
Solos muito ácidos não são férteis, é por isso que é de costume dos agricultores fazer a correção da acidez do solo através do método da neutralização utilizando por exemplo a adição de uma base como CaO (Óxido de cálcio), popularmente conhecido como cal viva, acompanhe a equação que representa o processo:
CaO+ H2O → Ca (OH)2
O reagente Óxido de cálcio se junta à água presente no solo e dá origem ao produto - Ca (OH)2 - uma base que diminui a acidez do solo.
É válido enfatizar que o pH do solo varia de acordo com a região em que está localizado, as regiões ricas em calcário correspondem aos solos alcalinos (pH ≥ 7). Os solos argilosos provenientes de regiões úmidas como margem de rios e pântanos são ácidos (pH ≤ 7).
E como os sais influem na produtividade do solo?
Se o solo apresenta umidade muito baixa é comum realizar a irrigação artificial, a água usada neste caso provém de rios e lagos. Mas existe um limite de água para que o solo não se estrague, é aí que entra a ação dos sais presentes na água. É verdade que a água contém pouca quantidade de sais, mas se a irrigação for em excesso este se acumula causando danos ao solo. O acúmulo é explicado pela evaporação da água, deixando no solo apenas sais.
Mas por que o mesmo não acontece em áreas com grande volume de chuvas? A resposta é simples, não existem sais na água da chuva.
Por Líria Alves
Graduada em Química