História do boneco de neve

A história do boneco de neve é ligada ao período de inverno do Hemisfério Norte, quando há neve em abundância. Sua origem está relacionada com o período da Idade Média.

Construir um boneco de neve é uma prática popular no Hemisfério Norte e tem relação com o período natalino.

A história do boneco de neve é ligada ao período de inverno do Hemisfério Norte, quando há neve em abundância. Um dos mais tradicionais símbolos desse período nessa região, o boneco de neve é feito de neve e possui a forma humana.

Os historiadores não sabem exatamente quando a prática de construir bonecos de neve surgiu, mas o primeiro registro que se tem da prática no Ocidente remonta a um manuscrito holandês do século XIV que apresenta o desenho de um boneco de neve. Portanto, sua origem está relacionada com o período da Idade Média. Por sua popularidade, existem inúmeras referências ao boneco de neve na cultura popular.

Leia também: Qual é a origem e a história do Natal?

Resumo sobre a história do boneco de neve

  • A história do boneco de neve é ligada ao período de inverno do Hemisfério Norte.

  • O boneco de neve consiste em um boneco construído na neve e que tem formas humanas.

  • É um dos principais símbolos de Natal no Hemisfério Norte.

  • Os historiadores não sabem quando a prática surgiu, mas o primeiro registro no Ocidente de um boneco de neve é do século XIV.

  • Existem inúmeras menções a bonecos de neve na cultura popular, como no filme Frozen.

Origem do boneco de neve

O ato de realizar representações antropomórficas (com a forma humana) é uma característica presente na humanidade desde o período da Pré-História. No caso do boneco de neve, estamos falando de um boneco com a forma humana que é feito de neve. Na tradição atual, ele é decorado com olhos, nariz, dois galhos que simulam os braços, e trajes de vestimenta, como um chapéu e um cachecol.

Os historiadores apontam que é difícil precisar a origem do boneco de neve, mas existem registros que apontam que, na China do século VII, existia a prática de fazer bonecos desse tipo. No caso do Ocidente, sabe-se que o costume de fazer bonecos de neve se transformou em uma prática cultural na Europa durante a Idade Média.

O primeiro boneco de neve que se tem registro na história europeia foi encontrado em um registro de 1380. Esse boneco estava registrado no próprio manuscrito, sendo representado próximo de uma fogueira. Os pesquisadores apontam que o desenho do boneco de neve tinha uma conotação antissemita, pois representava um judeu na forma de boneco de neve sendo derretido pelo fogo. Essa representação foi encontrada em um documento holandês.

Outro momento marcante se deu em 1511, em Bruxelas, na Bélgica. Nesse ano, a cidade estava sofrendo com temperaturas muito baixas e a população mais pobre padecia de frio e fome. O governo da cidade decidiu, então, realizar um festival de construção de bonecos de neve para distrair e entreter a população.

Acontece que a população de Bruxelas aproveitou a ocasião para demonstrar sua insatisfação. Durante o festival, a população se engajou em construir bonecos de neve com conteúdos pornográficos e a produzir caricaturas de cidadãos importantes da cidade em forma de bonecos de neve.

No caso dos Estados Unidos, a primeira menção a bonecos de neve que se tem é de um evento de 1690 chamado Massacre de Schenectady. Nesse acontecimento, a cidade de Schenectady, da colônia inglesa de New York, foi atacada por tropas de franceses e indígenas (mohawk e algonquin), em 8 de fevereiro de 1690.

A cidade foi pega de surpresa pelo ataque franco-indígena porque os dois responsáveis por garantir a vigilância da cidade haviam abandonado os seus postos e ido para um pub beber. Para garantir que ninguém perceberia, os vigilantes construíram dois bonecos de neve nos portões da cidade, onde deveriam estar de sentinelas. O ataque resultou na morte de 60 pessoas e em 27 prisioneiros.

Significado do boneco de neve

Um boneco de neve não tem um significado em particular. É apenas um costume que se consolidou na cultura popular do Hemisfério Norte durante o inverno. É considerado atualmente como um pequeno lazer, pois não gera custos e pode ser facilmente construído, pela grande disponibilidade de neve no inverno no Hemisfério Norte.

Apesar de não ter um significado em particular, o boneco de neve é fortemente relacionado com o Natal devido à coincidência do inverno no Hemisfério Norte com o período natalino.

Veja também: Árvore de Natal — um dos principais símbolos do período natalino

Boneco de neve na cultura popular

O personagem Olaf, do filme Frozen, é um boneco de neve muito conhecido na cultura popular.[1]

Na cultura popular do Hemisfério Norte, em países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, entre outros, o boneco de neve é uma figura tradicional. Nesse sentido, é comum que ele seja reproduzido de diferentes maneiras. Vejamos alguns exemplos:

  • Peanuts, história em quadrinhos tem vários trechos com menções e aparições a bonecos de neve.

  • Jack Frost, filme de 1998.

  • The Snowman, um conto de fadas escrito por Hans Christian Andersen.

  • Olaf, um boneco de neve que é personagem de filme chamado Frozen.

  • Frosty the Snowmen, música de Gebe Autry & The Cass County Boss.

  • Frosty the Snowmen, desenho animado de 1969.

Curiosidades sobre o boneco de neve

  • Existem registros que mostram que Michelangelo já foi pago para construir um boneco de neve.

  • A foto de um boneco de neve de 1853 é uma das primeiras fotos da história.

  • O maior boneco de neve da história foi construído em Maine, nos Estados Unidos, em 2008, possuindo mais de 37 metros de altura.

Crédito de imagem

[1]Sarunyu L / Shutterstock

Fontes

ALL THAT’S INTERESTING. The Snowman’s Oddly Political History. Disponível em: https://allthatsinteresting.com/history-of-snowmen.

ECKSTEIN, Bob. The Fascinating History of the Snowman. Disponível em: https://www.rd.com/article/history-of-the-snowman/.

GABRIEL, Angeli. Before ‘Frosty’: The origin story of the modern snowman. Disponível em: https://www.foxweather.com/lifestyle/before-frosty-the-origin-story-of-the-modern-snowman.

BURGAN, Rebecca. Winter’s Effigies: The Deviant History of the Snowman. Disponível em: https://www.atlasobscura.com/articles/winters-effigies-the-deviant-history-of-the-snowman.

DANIEL, Emily. The History of Snowman. Disponível em: https://dovercrimsonian.com/9890/features/the-history-of-the-snowman/.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "História do boneco de neve"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/natal/boneco-neve.htm. Acesso em 22 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante