Topo
pesquisar

Declaração

Redação

PUBLICIDADE
A declaração é um tipo de texto muito ligado às situações cotidianas, que constitui-se num relato proferido por alguém a favor de outra pessoa, procurando evidenciar uma verdade em que se acredita.

Trata-se de uma comunicação escrita, cuja estética segue alguns padrões fixos que envolvem conhecimentos linguísticos adequados, tais como o tipo de linguagem, a estrutura textual, o espaçamento, a forma de iniciar e finalizar a mensagem, dentre outros fatores.

Visando aprimorar nossos conhecimentos acerca da composição textual em evidência, enfatizaremos as seguintes particularidades:

# Tal documento deverá fazer referência ao objetivo pretendido por meio do discurso, ou seja, a expressão “declaração” é grafada com letras maiúsculas, ocupando uma posição de destaque sobre as demais;

# Em seguida redige-se a mensagem pretendida, focalizando o assunto específico;

# Ao final, cita-se o local, a data, enfatizando dia, mês e ano, seguida da assinatura do emissor (declarante) e seu respectivo cargo (função), quando for o caso.

Vejamos o modelo:

 

D E C L A R A Ç Ã O


DECLARAMOS para os devidos fins que a aluna ---------------------------(nome da pessoa a que se refere as informações prestadas), encontra-se regularmente matriculada na seguinte instituição de ensino (nome da escola, faculdade). Situada à Rua (endereço completo da instituição).

Por ser verdade, afirmo o presente documento


----------------------------
(local e data)
--------------------------------
Assinatura do emissor


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Redação Técnica - Redação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria Do Nascimento. "Declaração"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/redacao/declaracao.htm>. Acesso em 31 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA