Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é trabalho?

O que é Física?

O que é trabalho? Em Física, trata-se da grandeza escalar que determina a quantidade de energia utilizada na realização de uma atividade.
PUBLICIDADE

Em nosso cotidiano, a palavra trabalho está relacionada com alguma atividade ou serviço desempenhado por um indivíduo que exige ou não esforço físico. Em Física, esse termo está relacionado com a energia transferida por meio da aplicação de uma força que é capaz de gerar deslocamento.

Imagine que você precise empurrar um carro que está enguiçado. Ao fazer força sobre o veículo, este adquire energia cinética. Assim sendo, entendemos que a energia que se manifesta foi transferida ao veículo por meio da aplicação de uma força, portanto, dizemos que um trabalho foi realizado. O trabalho pode ser entendido como a energia que foi utilizada na realização de uma atividade.

Formas de determinação do trabalho (w):

1.1 O trabalho pode ser determinado pelo produto da força feita sobre um objeto pelo deslocamento gerado por essa força, de modo que:

w = FR.d

  • W é o trabalho de uma força, definido em Joules;

  • FR é a força resultante aplicada sobre o corpo;

  • d é o deslocamento feito pelo corpo enquanto a força F estava sendo aplicada sobre ele.

1.2 O trabalho pode ser determinado pela área abaixo da linha de um gráfico de força e deslocamento. Dizemos que o trabalho é numericamente igual à área do gráfico F x d.

1.3 A determinação do trabalho pode ser feita pelo teorema do trabalho e energia cinética (EC). Nesse teorema, a variação da energia cinética é exatamente igual ao valor do trabalho realizado sobre um o corpo.

w = ΔEC

1.4 Se o trabalho for fruto da atuação da força peso (dada pelo produto da massa pela gravidade), a sua determinação será feita por meio da seguinte equação:

w = m.g.h

1.5 O trabalho realizado por uma força elástica é determinado por meio da energia potencial elástica armazenada na mola em razão de sua deformação. Sendo assim, a energia armazenada na mola que é liberada quando ela se solta pode ser dada por:

w = ½ K.XFINAL2 - ½ K.XINICIAL2

  • K é a constante elástica da mola;

  • X é a deformação sofrida pelo objeto elástico.

Unidade de medida:

Como o trabalho designa quantidade de energia, a sua unidade de medida, de acordo com Sistema Internacional de Unidades (SI), é o joule (J).


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é trabalho?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-trabalho.htm>. Acesso em 29 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA