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Multiplicação de Números Inteiros

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O conjunto dos números inteiros surgiu da necessidade de o homem manipular valores negativos, relacionados a assuntos comerciais e financeiros. Nesse conjunto, cada número inteiro positivo possui sua representação negativa. Na multiplicação de números inteiros, devemos seguir algumas condições de acordo com o sinal dos números. Nessas operações o jogo de sinal é usado de forma sistemátic, de acordo com o seguinte quadro de sinais:

( + ) * ( + ) = +
( + ) * ( – ) = –
( – ) * ( + ) = –
( – ) * ( – ) = +



Os dois números possuem o mesmo sinal.

Número positivo multiplicado por número positivo

(+ 3) * (+ 7) = + 21
(+ 5) * (+ 9) = +45
(+ 21) * (+ 10) = + 210
(+ 4) * (+ 9) = +36
(+ 8) * (+ 10) = +80
(+ 22) * (+ 5 ) = +110


Número negativo multiplicado por número negativo

(– 9) * (– 5) = + 45
(–12) * (– 4) = + 48
(– 3) * (– 7) = +21
(– 8) * (– 9) = +72
(– 10) * (– 7) = +70
(–12) * (–5) = +60


O dois números possuem o sinal diferente

Número positivo multiplicado por negativo e vice-versa

(+ 7) * (– 9) = – 63
(– 4) * (+ 7) = – 28
(– 6) * (+ 7) = – 42
(+ 8) * (– 6) = – 48
(+ 6) * (– 5) = –30
(–120) * (+ 3) = – 360



Vale ressaltar que o elemento neutro da multiplicação é o número 1 (um). Veja:

(+ 1 ) * ( + 96) = + 96
(–1) * (–98) = + 98
(– 14) * (+ 1) = – 14
(–1) * (+ 9) = – 9
(+ 2) * (+ 1) = +2
(–32) * (–1) = +32

Podemos verificar que na multiplicação de números inteiros ao multiplicamos números com sinais iguais, temos que o resultado é um número positivo, e quando multiplicamos números com sinais diferentes, o resultado é um número negativo.

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Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Conjuntos Numéricos - Matemática - Brasil Escola 

Escritor do artigo
Escrito por: Marcos Noé Pedro da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Multiplicação de Números Inteiros "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/multiplicacao-numeros-inteiros.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Após encontrar o resultado da potência a seguir, e multiplicá-lo por – 30, encontra-se:

(– 5)3

a) 125

b) 225

c) 1700

d) 3750

e) – 3750

Exercício 2

Qual é a solução da expressão numérica a seguir?

(– 3)3·4·(– 8)

a) 864

b) – 864

c) 958

d) 994

e) 1020