Topo
pesquisar

Precipitador eletrostático e poluentes

Química

PUBLICIDADE

À medida que o índice de poluentes aumenta em nossa atmosfera cresce a necessidade de soluções eficazes para o problema, e uma delas é o uso de precipitadores eletrostáticos. O aparelho pode ser usado como equipamento industrial na coleta de material particulado de gases de exaustão. A metodologia consiste em carregar eletrostaticamente as partículas e depois capturá-las por atração eletromagnética.

Explicação química

Um precipitador eletrostático consiste num gerador de carga elétrica negativa (-). O aparelho emite a carga em partículas poluentes e estas ficam carregadas negativamente. As paredes do precipitador têm carga positiva e atraem as partículas, estas ficam retidas. Este encontro deve-se à atração entre cargas opostas.

Como as impurezas se acumulam nas laterais do precipitador eletrostático, fica bem mais fácil eliminá-las. É como varrer e retirar a sujeira. Mas qual o tipo de poluente este aparelho é capaz de eliminar?

Os vilões mais comuns de nossa atmosfera são produzidos durante a queima de combustíveis fósseis, um deles é o Óxido de enxofre (SO2). Para eliminar este poluente através do precipitador é preciso promover a reação do mesmo com Óxido de cálcio (CaO), através da equação:

SO2 (g) + CaO (s) → CaSO3 (s)

Repare que a reação teve como produto, sulfito de cálcio → CaSO3 (s). Ele aparece na forma de um precipitado sólido, facilitando assim, sua retirada.

O poluente, quando eletrostaticamente precipitado e coletado, pode ser eliminado de forma correta em um aterro químico, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Origem da Smog

Química Ambiental - Química - Brasil Escola

Como tratar a fumaça poluente de forma eletrostática?
Como tratar a fumaça poluente de forma eletrostática?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Precipitador eletrostático e poluentes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/precipitador-eletrostatico-poluentes.htm. Acesso em 12 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola