Topo
pesquisar

Óleos essenciais

Química

PUBLICIDADE

Os óleos perfumados existem há muitos anos, a prova disso é que foram encontrados recipientes contendo óleos em túmulos de faraós. A produção de essências já era uma preocupação dos alquimistas, e os mercadores árabes se encarregavam de vendê-las por todo mundo. A cidade de Paris é considerada a capital do perfume, desde o século XVIII.

Diante da história que existe por trás dos nossos atuais perfumes, surge uma pergunta: De onde vem a essência que lhes conferem odor tão agradável? A fragrância de um perfume resulta de uma mistura complexa de substâncias, originalmente extraídas de plantas e flores, os chamados óleos essenciais.

A obtenção de um perfume exige um processo criterioso. Muitas vezes não é possível encontrar a essência desejada na natureza, até porque, extrair óleo de plantas é um processo caro e limitado (grandes quantidades de flores para pequenas doses de óleo).

O ideal para as produções em grande escala é a síntese em laboratório, onde as essências naturais presentes na natureza são imitadas por compostos sintéticos. As vantagens desse método refletem no seu bolso: processos mais práticos, perfumes mais baratos.

Conheça algumas das substâncias mais presentes nos perfumes e suas essências características:


Mirceno: essência de verbena.



Vanilina: essência de baunilha


Carvona: essência de menta


Geraniol: essência de rosas



Citral: essência de limão

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Flavorizantes - Compostos orgânicos utilizados para dar sabor e aroma aos produtos.

 

Química Orgânica - Química - Brasil Escola

Óleos essenciais: quais os mais usados?
Óleos essenciais: quais os mais usados?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Óleos essenciais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/oleos-essenciais.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola