PUBLICIDADE
Depois de tomar consciência de quão perigoso é o combustível de sua cozinha, confira em Monóxido de carbono: gás tóxico, prossiga conhecendo outros vilões que acompanham sua prática diária de cozinhar.
Distração: a maior causa de incêndios caseiros. Por quê? Imagine só, uma dona de casa coloca a panela com óleo no fogo e enquanto espera que aqueça, vai fazer outra tarefa. Quando se dá conta a casa já está tomada pela fumaça proveniente do superaquecimento. A consequência de tal distração pode ser um incêndio de alto risco, e para piorar a situação, algumas têm a infeliz ideia de jogar água na frigideira. Conheça agora uma explicação lógica e embasada em conceitos científicos para que você nunca faça isso.
Uma coisa você já deve saber, que ao realizar a mistura heterogênea entre água e óleo, esse último se mantém emerso, ou seja, o óleo não se mistura com a água, ele flutua. No instante em que o óleo pega fogo, ele está acima de 100 °C, se você jogar água, ela irá afundar na frigideira e se aquecer em razão do contato com o óleo.
O resultado? Como a água ferve subitamente, ela se voltará contra você na forma de bolhas superaquecidas misturadas a óleo quente, que caem sobre o fogo, alimentado-o. Assim você se queima e acelera ainda mais o incêndio.
A melhor maneira de reagir quando o óleo que está sendo aquecido na chama de um fogão subitamente pega fogo, é colocar um pano úmido por cima da frigideira. Essa ação impede que o oxigênio alcance as chamas, e assim elas se apagam rapidamente por falta de comburente. (ver em Triângulo do fogo)
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
Monóxido de carbono: o assassino silencioso que mora na sua cozinha.
Por que a cor azul da chama do fogão?
Conheça o triângulo do fogo