Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Nevoeiro fotoquímico

Imagem do nevoeiro em Los Angeles
Imagem do nevoeiro em Los Angeles
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Talvez você já conheça o chamado “nevoeiro fotoquímico”. Trata-se de uma densa névoa escura (sob as nuvens) presente nos grandes centros urbanos que torna a paisagem carregada e pouco visível.

Tudo começa com o lançamento de resíduos na atmosfera por parte dos veículos. Sabe-se que a queima de combustíveis automobilísticos emite no ar ,centenas de substâncias tóxicas, dentre elas, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio não queimados. Esta dupla é mais conhecida como NOX (mistura de NO e NO2).

O local onde é mais comum o aparecimento do nevoeiro fotoquímico fica nos Estados Unidos, na famosa Los Angeles. Para que o nevoeiro apareça é preciso haver a ação da natureza. A névoa responsável por ofuscar o ambiente é produzida pela ação conjunta do sol e poluentes.

A localização da cidade e a grande movimentação de carros em Los Angeles é que explica o fenômeno da Inversão Térmica. O local é ensolarado e cercado por montanhas, o que também favorece. Afinal, do que se trata esta Inversão Térmica?

Uma camada de ar quente movimenta-se sobre uma camada de ar frio. O ar frio e poluentes que ficam próximos ao chão, são capturados pelo ar quente e ficam presos. Desta forma, a camada poluente (nevoeiro fotoquímico) fica próxima a nós, humanos, causando infinitos danos à saúde.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Origem da Smog

Química Ambiental - Química - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Nevoeiro fotoquímico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/nevoeiro-fotoquimico.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante