PUBLICIDADE
Talvez você já conheça o chamado “nevoeiro fotoquímico”. Trata-se de uma densa névoa escura (sob as nuvens) presente nos grandes centros urbanos que torna a paisagem carregada e pouco visível.
Tudo começa com o lançamento de resíduos na atmosfera por parte dos veículos. Sabe-se que a queima de combustíveis automobilísticos emite no ar ,centenas de substâncias tóxicas, dentre elas, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio não queimados. Esta dupla é mais conhecida como NOX (mistura de NO e NO2).
O local onde é mais comum o aparecimento do nevoeiro fotoquímico fica nos Estados Unidos, na famosa Los Angeles. Para que o nevoeiro apareça é preciso haver a ação da natureza. A névoa responsável por ofuscar o ambiente é produzida pela ação conjunta do sol e poluentes.
A localização da cidade e a grande movimentação de carros em Los Angeles é que explica o fenômeno da Inversão Térmica. O local é ensolarado e cercado por montanhas, o que também favorece. Afinal, do que se trata esta Inversão Térmica?
Uma camada de ar quente movimenta-se sobre uma camada de ar frio. O ar frio e poluentes que ficam próximos ao chão, são capturados pelo ar quente e ficam presos. Desta forma, a camada poluente (nevoeiro fotoquímico) fica próxima a nós, humanos, causando infinitos danos à saúde.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais! Origem da Smog