Topo
pesquisar

Nevoeiro fotoquímico

Química

PUBLICIDADE

Talvez você já conheça o chamado “nevoeiro fotoquímico”. Trata-se de uma densa névoa escura (sob as nuvens) presente nos grandes centros urbanos que torna a paisagem carregada e pouco visível.

Tudo começa com o lançamento de resíduos na atmosfera por parte dos veículos. Sabe-se que a queima de combustíveis automobilísticos emite no ar ,centenas de substâncias tóxicas, dentre elas, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio não queimados. Esta dupla é mais conhecida como NOX (mistura de NO e NO2).

O local onde é mais comum o aparecimento do nevoeiro fotoquímico fica nos Estados Unidos, na famosa Los Angeles. Para que o nevoeiro apareça é preciso haver a ação da natureza. A névoa responsável por ofuscar o ambiente é produzida pela ação conjunta do sol e poluentes.

A localização da cidade e a grande movimentação de carros em Los Angeles é que explica o fenômeno da Inversão Térmica. O local é ensolarado e cercado por montanhas, o que também favorece. Afinal, do que se trata esta Inversão Térmica?

Uma camada de ar quente movimenta-se sobre uma camada de ar frio. O ar frio e poluentes que ficam próximos ao chão, são capturados pelo ar quente e ficam presos. Desta forma, a camada poluente (nevoeiro fotoquímico) fica próxima a nós, humanos, causando infinitos danos à saúde.
 

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais! Origem da Smog

Química Ambiental - Química - Brasil Escola

Imagem do nevoeiro em Los Angeles
Imagem do nevoeiro em Los Angeles

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Nevoeiro fotoquímico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/nevoeiro-fotoquimico.htm. Acesso em 21 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola