Topo
pesquisar

Elemento Potássio

Química

PUBLICIDADE

O elemento químico Potássio possui símbolo atômico K, número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons) e massa atômica 39 u.

Sabe por que o Potássio é classificado como metal Alcalino? Como todos os outros membros desta família, possuem as características: metal leve que se funde a baixas temperaturas. A palavra alcalino vem da reação com água, quando o metal reage com H20 forma uma base alcalina.

Podemos encontrar Potássio em abundância na natureza, as fontes principais são águas salgadas e minerais. É importante ressaltar a importância deste elemento na forma mineral: ele funciona como um eletrólito dentro de nosso corpo, é responsável pela transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos corporais. É fundamental a ingestão de Potássio, pois sua falta no organismo leva a distúrbios neuromusculares (cãibras, paralisias) e aumento da pressão arterial.

Aplicações do potássio na forma de metal:

- Nitrato de potássio (KNO3): usado na fabricação de pólvora e como fertilizante. O KNO3 produz uma coloração violeta quando entra em combustão;

- Cloreto de Potássio (KCl): usado como fertilizante;

- Peróxido de potássio (K2O2): presente nos aparelhos de respiração usados por bombeiros e mineiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais:
Mineral Potássio

Elementos Químicos - Tabela Periódica

Química - Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Elemento Potássio "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/elemento-potassio.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola