Topo
pesquisar

Anidrido na produção de ácidos flavorizantes

Química

Ácido málico está presente em maçãs
Ácido málico está presente em maçãs
PUBLICIDADE

O termo anidrido é derivado do grego e significa “sem água”. A partir desta definição já podemos observar que o composto é derivado de um processo de desidratação (retirada de água).


Fórmula geral de anidridos

No entanto, nosso contexto irá abordar os ácidos produzidos através da hidratação de anidridos. Se adicionarmos água ao composto denominado de anidrido maleico, iremos obter o ácido maleico e este, por sua vez, pode ser convertido em outras substâncias, como por exemplo, ácidos málico e fumárico.

Agentes flavorizantes

O anidrido maleico é responsável por tornar o gosto dos alimentos azedo e em alguns casos doce. O ácido é uma das substâncias envolvidas na fabricação de adoçantes artificiais, por exemplo. Esta propriedade é característica de compostos flavorizantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O gosto azedo da maçã verde é proporcionado pela presença de ácido málico, e à medida que a fruta amadurece, a quantidade do ácido diminui.

O ácido fumárico é usado como flavorizante em sobremesas instantâneas e misturas para queijadinhas.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Química dos alimentos - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Anidrido na produção de ácidos flavorizantes"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/anidrido-na-producao-acidos-flavorizantes.htm>. Acesso em 20 de agosto de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA