O Governo Federal inaugura o novo campus da UFF na cidade Campus Goytacazes, com a presença do presidente e do ministro de educação do estado do Rio de Janeiro.
Em 15/04/2025 13h04
, atualizado em 15/04/2025 13h04
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE
Foi inaugurado, nesta segunda, 14 de abril, um novo campus da Universidade Federal Fluminense, na cidade Campos dos Goytacazes, localizada no norte do estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.
A diretora da UFF em Campos dos Goytacazes, Ana Maria da Costa destaca que a universidade fluminense teve início na cidade em 1962, com o curso de serviço social, inicialmente como setor regional da Escola de Serviço Social de Niterói. A presença da UFF na região só foi consolidada em 1975, quando houve a aquisição da sede própria do curso.
A estudante do curso de ciências sociais da UFF, Aline Esteves, coloca a entrega do novo campus como uma conquista para os estudantes, e que o espaço será responsável pela produção de conhecimento e ciência.
Os novos prédios da UFF Campos foram construídos com incentivo do programa Reuni.
Crédito da imagem: Ricardo Stuckert / PR / Reprodução Agência Brasil
Até a entrega dos dois prédios inaugurados no evento, a UFF Campos funcionava em contêineres alugados, dois prédios também alugados e uma unidade própria da universidade. Já os novos edifícios contam com a seguinte estrutura:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
40 salas;
13 laboratórios;
Biblioteca;
Auditório;
Administração;
Gabinetes de pesquisa e ensino;
Área de convivência.
A construção teve início ainda no segundo mandato do presidente Lula, em 2009, por meio do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Em 2012 houve a paralisação por falta de recursos.
A construção foi retomada em 2020, após a viabilização de emendas parlamentares, que disponibilizou o valor de R$ 41 milhões. Unidos aos recursos provenientes do Reuni, o investimento total foi de R$ 72,4 milhões.
Ana Costa apresenta que as próximas propostas de construção para a UFF são o restaurante universitário (RU) e a conclusão do galpão cultural, que tem como objetivo promover a inclusão cultural das periferias.
“Onde a arte possa ser para todas e todos, que ela seja realmente um direito. Que possamos, com uma quadra poliesportiva, incluir as juventudes das favelas e periferias, para que amanhã, elas também estejam aqui ocupando as nossas salas de aula, nossos laboratórios, nossas bibliotecas.”
Ana Maria da Costa.
Os novos prédios da UFF Campos serão sede de cursos de graduação bacharelado e licenciatura. Ciências econômicas, ciências sociais, geografia, história, psicologia, serviço social, são as graduações oferecidas, além das licenciaturas em ciências sócias, geografia e história.