Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Implosão do submarino Titan: confira o que é e quando ocorre a implosão

Destroços e mortos da embarcação que visitava o Titanic foram encontrados na tarde de hoje, 22 de junho

Em 22/06/2023 18h23 , atualizado em 23/06/2023 18h01
Submarino que visitava destroços do Titanic
Submarino que visitava destroços do Titanic Crédito da Imagem: Ocean Gate
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Na implosão de um submarino, a força d'água é muito intensa. Se a estrutura do veículo não aguentar essa força, ele pode ser despedaçado. Especialistas apontam que esse pode ter sido motivo da tragédia do submarino Titanic que fazia uma expedição para visitar os destroços do Titanic

Conforme a empresa OceanGate, os cinco tripulantes do submarino Titanic estão mortos. A informação foi anunciada na tarde de hoje, 22 de junho, pela empresa OceanGate.

A empresa também divulgou que os destroços da embarcação foram encontrados. A OceanGate localizou pedaços do submarino, como um cone que estava em frente, uma parte da frente do veículo e outra parte que estava situada na parte de trás da cabine de pressão. 

O submarino que visitava o Titanic desapareceu no último domingo (18). A Guarda Costeira dos Estados Unidos avisou que o veículo implodiu.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é uma implosão de um submarino?

A implosão de um submarino é explicada pelo professor de física Xerxes Adorno. Segundo ele, como o submarino está dentro da água, a água faz uma força de fora para dentro. Então, a força d'água vai empurrando as paredes do submarino.

"Na implosão de um submarino, a força d'água é muito grande, à medida que o submarino vai afundando. Então, se a estrutura do submarino não suportar essa força, pode amassar, ou ter uma trinca, ai ele vai empurra e como se tivesse esmagado mesmo. O submarino quebra e entra água nele, por isso ele se desintegra, se despedaça", detalha o professor.

Explicação física para implosão de um submarino

Xerxes Adorno é professor de Física

O professor Xerxes comenta que a explicação física para a implosão do submarino é a hidrostática. "Todo fluído exerce pressão. Quanto maior for a profundidade do líquido, maior será a pressão. Como a densidade d'água é mil vezes maior, a cada dez metros que afunda, a pressão aumenta em uma atmosfera",  afirma.

Xerxes Adorno exemplfica: se um submarino está mergulhando a 50 metros de profundidade, ele vai sentir uma pressão que vai gerar uma força equivalente a seis vezes uma pressão atmosférica, então o casco não suporta e pode arrebentar.

Leia também: Tragédia no submarino Titan - entenda que é a embarcação e qual sua função

Por Silvia Tancredi
Jornalista