Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Encceja 2017: mais de 1,5 milhão de inscritos farão as provas

O exame para a certificação dos ensinos fundamental em médio será em 22 de outubro.

Em 29/08/2017 13h43 , atualizado em 29/08/2017 13h56
Crédito da Imagem: encceja
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o balanço de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 29 de agosto. As provas serão aplicadas para 1.573.862 inscritos. 

Entenda o Encceja

Saiba o que estudar para conseguir o certificado do Encceja

Das 1.573.862 inscrições no Encceja, 301.583 foram para a certificação do ensino fundamental e 1.272.279 para o ensino médio. O exame será aplicado no dia 22 de outubro, em 564 cidades brasileiras. 

Perfil dos participantes

Predominam entre os inscritos do Encceja para o ensino fundamental as pessoas com idades entre 31 e 40 anos, totalizando 71.638 dos 301.583 participantes. As mulheres são maioria e, em relação à cor/etnia, o maior número é de autodeclarados pardos. 

Para o ensino médio, a predominância também é feminina, assim como a maior procura vem dos autodeclarados pardos. O maior número de inscritos está na faixa dos 23 aos 30 anos, representando 387.697 dos 1.272.279 participantes. 

Em relação aos estados, São Paulo predomina nas inscrições de ambos os níveis (fundamental e médio), sendo 233.056 para o ensino médio e 50.487 para o fundamental. Destacam-se também Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O Encceja

O Encceja Nacional 2017 é a volta da certificação do ensino médio pelo exame, já que entre 2009 e 2016 esse certificado era concedido com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro. O MEC criou um material específico para estudos dos ensinos fundamental e médio, o qual pode ser acessado gratuitamente

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Encceja do ensino fundamental será composto por 30 questões sobre Ciências Naturais, História e Geografia no período da manhã, e outras 30 perguntas à tarde sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática. 

Já o Encceja do ensino médio contará com 30 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, aplicadas pela manhã, além de 30 sobre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias durante a tarde. 

Além disso, todos os participantes, independente do nível, farão a redação no período da tarde. A produção textual valerá de 0 a 10, sendo necessário obter a média de 5 pontos para a certificação. 

No caso das provas objetivas, é possível obter até 200 pontos em cada prova. Para conseguir o certificado, o candidato deve alcançar 100 pontos em cada área. 

Se o participante obtiver a pontuação apenas em uma ou mais áreas, ele pode solicitar a declaração de proficiência em tais disciplinas para que não seja necessário fazê-las novamente no próximo Encceja. 

Os participantes que conseguirem a pontuação necessária para a certificação terão que procurar as Secretaria de Educação ou instituições conveniadas para solicitar o documento. 

Privados de Liberdade

As inscrições do Encceja para Privados de Liberdade continuam até o dia 8 de setembro. O cadastro dos participantes é feito pelo responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa. As provas serão aplicadas nos locais em que os inscritos cumprem suas penas de reclusão ou internação. 

Mais informações no artigo do Encceja no Brasil Escola ou no site do exame

PUBLICIDADE