Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Encceja 2017: saiba o que estudar para obter o certificado

Material gratuito está disponível para download. Inscrições terminam na sexta-feira (18).

Em 16/08/2017 14h51 , atualizado em 19/06/2023 14h38
Crédito da Imagem: encceja
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 terminam às 23h59 desta sexta-feira, 18 de agosto. Você que vai fazer a prova do ensino fundamental ou médio já está se preparando? Então aproveite o material disponível para os estudos.

Faça sua inscrição Encceja 2017

Saiba como funciona o Encceja 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou os cadernos de estudos para cada prova do Encceja, tanto ensino fundamental quanto o médio. Além disso, também há o material para professores

Ensino Fundamental

Podem participar do Encceja Fundamental os estudantes com 15 anos ou mais que não tenham concluído os estudos. As provas serão constituídas de 30 questões sobre Ciências Naturais, História e Geografia no período da manhã, e outras 30 perguntas à tarde sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática. 

Faça o download do material de Ciências Naturais

Baixe o material de estudo para História e Geografia

Acesse o material de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física

Confira o material de estudo de Matemática

Ensino Médio

O Encceja do ensino médio é voltado para pessoas com 18 anos ou mais que não tenham concluído os estudos. O exame será composto por 30 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, aplicadas pela manhã, além de 30 sobre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias durante a tarde. 

Confira o material de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Faça o download de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acesse o material de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Baixe o arquivo de Matemática e suas Tecnologias

O Encceja

O Encceja será realizado em 22 de outubro, após alteração feita pelo Ministério da Educação (MEC). Além das questões objetivas citadas anteriormente, participantes do ensino fundamental e do médio farão a redação. 

A redação será aplicada no período da tarde para todos os participantes e sua pontuação será de 0 a 10, sendo a média para a certificação de 5 pontos. 

Já nas provas objetivas, o participantes precisa obter a média de 100 pontos dos 200 possíveis para que possa pegar o certificado. 

Diferente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado de 2009 a 2016 para a obtenção do certificado do ensino médio, o Encceja não permite que o estudante leve o caderno de perguntas para casa. 

Os participantes que conseguirem a pontuação necessária para a certificação terão que procurar as Secretarias de Educação ou instituições conveniadas para solicitar o certificado. Se o estudante atingir a nota apenas em algumas provas, ele pode pedir a declaração de proficiência para que tais disciplinas sejam anuladas no próximo Encceja. 

Privados de Liberdade

O Inep divulgou ontem (15) o edital do Encceja Nacional para Privados de Liberdade. As inscrições serão recebidas de 28 de agosto a 8 de setembro. 

O cadastro dos privados liberdade será feito pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais. Eles farão as provas nos locais onde estão confinados e o conteúdo será o mesmo dos demais participantes. 

Mais informações no site do Encceja e no artigo Brasil Escola

PUBLICIDADE