Na grande São Paulo, Patrick Jonny Colman Quadros (38) trabalha como coordenador pedagógico do Poliedro Curso.
Na mesma unidade escolar estudam suas filhas, a Pietra Borba (13) e a Shophia Borba (10). Pietra está no 8º ano e Shophia no 6º do ensino fundamental.
Patrick comenta a respeito da importância de se envolver na rotina escolar de suas filhas.
"Essa participação ativa não só nutre a relação familiar, mas também serve como base sólida para o cultivo de um hábito de estudo essencial"
Patrick Quadros - Coordenador pedagógico
A partir de sua experiência como coordenador pedagógico, o sul-mato-grossense incentivou as suas filhas a adotarem o hábito de estudar.
Com isso, o pai estabeleceu uma rotina estruturada, com momentos destinados a estudo de conteúdos e outros à revisão. As metas são bem definidas, e o educador evidencia a importância de incentivar o engajamento das filhas nesse processo. "É através da consistência desse esforço que colhemos os frutos de um crescimento acadêmico sólido e duradouro."
De acordo com Quadros, ele usa as experiências pessoais como pai e profissional da educação para "tomar decisões mais assertivas e implementar estratégias que beneficiam não apenas as minhas filhas, mas todos os alunos".
Um estudo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em Minas Gerais, mostra que pais professores afetam de maneira positiva a dinâmica na vida familiar e o processo de escolarização dos filhos.
A bagagem e as experiências enquanto educadores contribuem para esses pais professores a desenvolveram estratégias educativas rentáveis para a vida escolar dos filhos, concluiu as pesquisadoras Rosilane Oliveira e Marlice Nogueira.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Denis Gonçalves, analista de Olimpíadas Científicas
Denis Roberto Gonçalves (39) que também mora em São Paulo trabalha como analista de Olimpíadas Científicas no Poliedro Colégio.
No seu caso, entre as turmas que ele orienta na escola está a sua filha Sarah Gonçalvez (11).
"Trabalhando com Olimpíadas nesses 5 anos, você acaba se sentindo quase como um pai dos alunos. Eles me buscam para orientação sobre em quais delas participar, em quais focar para as universidades, algumas vezes puxo a orelha, e nisso acabamos desenvolvendo um laço de carinho e amizade."
Denis Gonçalves - Analista de Olimpíadas Científicas
A respeito do direcionamento das modalidades de Olimpíadas Científicas, o analista deixa a filha escolher quais quer participar.
Enquanto pai ele dialoga com Sarah sobre a competição, o programa e a estrutura, apresenta as provas anteriores e acompanha a jovem no processo de treinamento e resolução dos exames.