Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia da Árvore: conheça aspectos e importância das árvores

O Dia da Árvore é celebrado nesta quinta-feira, 21 de setembro. Especialista comenta sobre a importância das árvores para a vida

Em 21/09/2023 00h05 , atualizado em 21/09/2023 10h31
Árvore alta com luz solar
Há árvores que podem ultrapassar os 30 metros de altura. Crédito da Imagem: Smileus / Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia da Árvore é comemorado neste 21 de setembro. A data reforça a importância da preservação ambiental e dos benefícios que as árvores possuem para a vida no mundo. 

A árvore se caracteriza por ter um tronco lenhoso, que pode ser usado como madeira para diversos usos. Ela possui copa grande e pode atingir uma altura considerável, conceitua Cecilia Herzog, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), iniciativa da Fundação Grupo Boticário.

Cecilia é professora e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Confira também: As características e o desmatamento na Amazônia

Importância da árvore

"As árvores são importantes para a vida no planeta", afirma Herzog. Entre os fatores que indicam seus benefícios, estão:

  • Equilíbrio climático;

  • Produção do oxigênio a partir do processo de fotossíntese;

  • Manutenção da vida;

  • Atuam no ciclo da água;

  • Evitam inundações e deslizamentos;

  • Redezum as ilhas de calor nas cidades.

Na economia, as árvores são utilizadas na produção de móveis e no processo de construção de casas. Elas participam da fabricação do papel a partir da celulose. Há também o uso de alguns compostos presentes nas árvores pela indústria farmacêutica no desenvolvimento de medicamentos, pontua a professora Vanessa Sardinha neste artigo.

Além disso as árvores frutíferas movimentam o mercado de alimentos com a comercialização das frutas, conclui Sardinha. 

Floresta
A floresta é um conjunto de árvores.
Crédito: vitormarigo / Shutterstock. 

A pesquisadora e professora Cecilia Herzog enfatiza a importância de se adotar um pensamento sistêmico ao olhar para as árvores. Elas fazem parte de um ecossistema, de uma rede de vida que possui diversos elementos interconectados. 

A exemplo disso está os microorganismos que vivem nas raízes das árvores, bem como animais que utilizam sua sombra para repousar ou mesmo a sua estrutura para se esconder de predadores. Dessa forma, a fauna possui uma relação intrínseca com as árvores.

A árvore é um elemento fundamental para o sistema da vida. Sem ela não há vida, ocorre um desastre ecológico, alerta Cecilia Herzog.

A especialista cita para o processo de desertificação que ocorre na região Sudeste. E também os riscos da Amazônia se tornar uma savana, deixando de contribuir da forma que atua como floresta pluvial, que produz chuvas. 

Teste seus conhecimentos com exercícios sobre meio ambiente nesta página.

Iniciativa para preservação ambiental

Um dos mecanismos adotados para recuperar ecossistemas afetados pelos desmatamentos ou incêndios florestais é o reflorestamento.

Herzog cita o plantio consorciado com a produção de alimento. Essa realidadade faz parte da agricultura sintrópica, que consiste em um sistema de cultivo agroflerestal capaz de criar solos de forma rápida, segundo a educadora.

Para poder efetivar esse processo de plantio é necessário considerar uma diversidade de fatores, tais como: a altitude, clima, ambiente (urbano ou rural) e se é um ecossitema que estrá degradado, explica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Videoaula sobre vegetações no Brasil

A professora Larissa Mesquisa explica sobre os tipos de vegetação que existem no Brasil na videoaula abaixo: