Topo
pesquisar

Carros Bicombustíveis

Matemática

A maioria dos carros atualmente é biocombustível, ou seja, o consumidor pode optar por álcool ou gasolina para abastecer seu carro.
PUBLICIDADE

Atualmente, a maioria dos carros é bicombustível, isto é, podem ser abastecidos com álcool ou gasolina. Essa ideia tem agradado os consumidores, pois eles podem optar pelo combustível mais barato, mas às vezes o mais barato pode sair caro. O carro abastecido a álcool desenvolve maior potência, pois a combustão desse combustível é fria, já que sua explosão se torna maior e como consequência o veículo consome mais álcool. No caso do motor movido a gasolina, a potência se torna inferior e a economia no momento da queima deixa o carro mais econômico.

A grande questão é que o álcool possui preço de mercado inferior ao da gasolina, lembrando que o álcool é derivado da cana de açúcar e a gasolina do petróleo. Com tantas opções, como optar pela economia no momento de abastecer um carro bicombustível?

A opção correta está em relacionar o preço do álcool e o da gasolina, a partir da divisão álcool / gasolina. Se o resultado dessa divisão for inferior a 0,70, abasteça com álcool, caso seja maior que 0,70, utilize gasolina. Especialistas chegaram a esse índice, pois constataram que o álcool não pode ultrapassar em 70% o preço da gasolina. A tabela a seguir mostra a relação entre os preços dos combustíveis, demonstrando quando abastecer com álcool ou gasolina, em relação aos possíveis preços de mercado.

Utilize álcool se o preço for igual ou inferior aos referidos em relação ao da gasolina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marcos Noé
Equipe Brasil Escola
Graduado em Matemática

Equação - Matemática - Brasil Escola

Relação entre os preços do álcool e da gasolina refletem na economia doméstica
Relação entre os preços do álcool e da gasolina refletem na economia doméstica

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Carros Bicombustíveis "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/carros-bicombustiveis.htm. Acesso em 20 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola