Renascimento Agrícola

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

No século XVIII, a ascensão da atividade mineradora e forte concorrência no mercado internacional determinaram uma crise geral da economia agrícola na América Portuguesa. Um dos mais expressivos exemplos dessa situação vivida se dava com o açúcar, que despencou com a concorrência imposta pelo açúcar antilhano, de maior qualidade e menor valor, que passou a ser produzido pela Holanda logo após terem sido expulsos do espaço colonial nordestino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao ultrapassarmos a primeira metade dos anos de 1700, observamos que essa situação se modificou a partir do esgotamento das regiões mineradoras e a diversificação das atividades agropecuárias no interior da colônia. Paralelamente, devemos também salientar que a elevação da população europeia e o desenvolvimento da chamada Revolução Industrial foram fatores de ordem externa que contribuíram no desenrolar do chamado “renascimento agrícola”.

Na região norte do Brasil, as plantações de algodão cresceram em atendimento à demanda das indústrias têxteis do Velho Mundo e a própria substituição do linho pelo algodão na preparação de roupas. No Maranhão, a presença da Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e do Maranhão foi de grande estímulo para que as plantações se espalhassem e logo atingissem outros territórios situados no Pará, no Paraná e em Goiás.

Já o açúcar brasileiro, veio se recuperando a partir do momento em que várias insurreições de escravos desestabilizaram a produção antilhana. Antigos focos de produção, como a Bahia e o Pernambuco, recuperaram-se graças a essa nova situação no mercado internacional. Ao mesmo tempo, terras localizadas na capitania de São Paulo também aproveitaram desse mesmo impulso e logo se tornaram o mais importante espaço açucareiro no Brasil.

Outros produtos também aproveitaram desse mesmo momento, mas não tiveram a mesma relevância com o passar do tempo. Plantações de arroz apareceram no Maranhão e o anil despontou no Rio de Janeiro, sendo depois substituído pela concorrência indiana. Em Minas Gerais, a pecuária, a produção de leite e as plantações de milho revelaram que a queda da mineração não impôs uma crise econômica irreversível nas regiões do interior do território.

Acontecendo entre as décadas de 1780 e 1830, o renascimento agrícola acabou sendo interrompido por uma série de fatores de ordem estrutural e técnica. O emprego das queimadas para a limpeza do solo, o abandono das terras mais desgastadas, a formação de monoculturas e o afastamento entre a pecuária e agricultura são alguns dos fatores que explicam as limitações que marcam tal período de nossa história econômica.

Por Rainer Sousa
Mestre em História
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Brasil Colônia - História do Brasil - Brasil Escola

O “renascimento agrícola” marcou um novo período na economia colonial brasileira.
O “renascimento agrícola” marcou um novo período na economia colonial brasileira.
Escritor do artigo
Escrito por: Rainer Gonçalves Sousa Professor de História.
Deseja fazer uma citação?
SOUSA, Rainer Gonçalves. "Renascimento Agrícola"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/renascimento-agricola.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

Faça um pequeno relato sobre a produção agrícola no Brasil no começo do século XVIII.

Exercício 2

Indique três fatores que explicam a recuperação da agricultura colonial nos fins do século XVIII.

Exercício 3

Qual a relação existente entre o desenvolvimento da Revolução Industrial e o renascimento agrícola experimentado no Brasil?

Exercício 4

Retomando alguns efeitos do Renascimento Agrícola, assinale a alternativa correta:

a) a produção algodoeira aumentou significativamente, transformando o Brasil em um dos maiores produtores mundiais do gênero.

b) apesar do renascimento, a produção açucareira continuava a enfrentar uma severa crise.

c) a criação de gado se manteve aos antigos polos de criação localizados no nordeste e na região sul do território brasileiro.

d) o anil se firmou como um dos mais importantes gêneros a serem exportados pelo Brasil.

e) a diversificação da economia agrícola brasileira impeliu os grandes proprietários a defenderem o reforço do pacto colonial no Brasil.