O que é o ICMBio?

O ICMBio é uma autarquia federal brasileira ligada ao Ministério do Meio Ambiente e que tem como principais funções gerir, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Você sabe o que é o ICMBio? O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) é uma autarquia brasileira ligada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) criada no ano de 2007 e cujo nome homenageia uma importante figura que lutou pela preservação da Amazônia e pelos direitos dos seringueiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O principal objetivo do ICMBio é proteger os ecossistemas brasileiros e a sua biodiversidade através da gestão, da fiscalização e do monitoramento das unidades de conservação federais, que são áreas delimitadas formalmente pelo poder público e resguardadas para a manutenção do equilíbrio natural. O ICMBio atua, também, como polícia ambiental e na elaboração de projetos de pesquisa e de projetos voltados para a educação ambiental da população.

Apesar de atuações semelhantes, o ICMBio e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) são autarquias distintas que atuam sobre diferentes escalas. O ICMBio tem sede em Brasília (DF) e também está presente em todo o Brasil através das Gerências Regionais e das unidades de conservação.

Leia também: Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o ICMBio

  • O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) é uma autarquia federal ligada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

  • Foi criado no ano de 2007 através da Lei Nº 11.516. A partir de então, passou a cuidar da gestão, da fiscalização e da proteção das unidades de conservação federais.

  • Também faz a proteção da biodiversidade brasileira atuando como polícia ambiental e promovendo projetos de pesquisa voltados para a educação ambiental.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Não é uma ONG. Além disso, o ICMBio e o Ibama são duas diferentes autarquias que cuidam do meio ambiente do Brasil e que pertencem ao MMA.

  • O ICMBio tem a sua sede localizada em Brasília, no DF. No entanto, ele está presente em todo o país por meio das suas Gerências Regionais e nas unidades de conservação que administra.

  • O nome do ICMBio foi dado como uma forma de homenagem ao seringueiro, sindicalista e ambientalista Chico Mendes (1944-1988), que lutou para a proteção da Floresta Amazônica e pelos direitos dos trabalhadores dos seringais.

O que faz o ICMBio?

Logo do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
O ICMBio é responsável pela fiscalização e gestão das unidades de conservação do Brasil.

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) é uma autarquia brasileira que faz proteção da biodiversidade do país por meio da gestão e da fiscalização de áreas que foram legalmente categorizadas como unidades de conservação federais.Uma das atribuições do ICMBio é, inclusive, apontar espaços que devem ser designados como unidades de conservação, o que é formalizado pelo poder público após extensa análise técnica.

Segundo a Lei Nº 9.985, de 18 de julho de 2000, são unidades de conservação áreas que resguardam recursos naturais e formas de vida relevantes para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente no Brasil. Além de ambientes terrestres, há unidades de conservação que são delimitadas nas águas jurisdicionais, que são aquelas sobre as quais o país detém soberania, seja no interior do território, seja no oceano.

Função do ICMBio

A função principal do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) é a de colocar em prática a política ambiental que foi elaborada para as unidades de conservação do país de maneira a assegurar a sua proteção e, com isso, garantir a salvaguarda da biodiversidade brasileira. Para que isso seja possível, cabe ao ICMBio:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • propor a criação de novas unidades de conservação;

  • atuar na sua implementação;

  • gerir, fiscalizar e monitorar cada uma dessas áreas.

Diante disso, o ICMBio deve exercer, também, o papel de polícia ambiental para assegurar a devida proteção das unidades de conservação que foram estabelecidas pela União. A manutenção da segurança e da integridade dessas áreas inclui o uso adequado dos recursos naturais que estão nelas contidos e a defesa das populações tradicionais que sobrevivem de práticas como o extrativismo. Então, é função do ICMBio executar os mecanismos legais referentes ao manejo dos recursos naturais em áreas protegidas.

Profissional ligada ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) capturando fotos.
A fiscalização das unidades de conservação é uma das principais funções do ICMBio. [1]

Todas essas atribuições são definidas pelo Artigo 1º da Lei Nº 11.516, de 28 de agosto de 2007, que determinou a criação dessa autarquia. Ainda de acordo com a legislação, entretanto, as funções do ICMBio não se limitam apenas a esses tópicos.

A preservação ambiental perpassa, ainda, pela educação. Por causa disso, o ICMBio deve realizar o fomento a programas de educação ambiental e de pesquisa, de proteção e de conservação à biodiversidade. Uma das maneiras de se conscientizar a população é o contato direto e a imersão nas áreas delimitadas para a conservação. Diante disso, também cabe ao ICMBio viabilizar práticas recreativas e o ecoturismo, assegurando os devidos cuidados para com o meio ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde fica o ICMBio?

A sede nacional do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) fica na cidade de Brasília, no Distrito Federal.

Entretanto, essa autarquia está presente em todo o território brasileiro em 14 Centros de Pesquisa e Conservação que são geridos por ela e, também, nas 344 unidades de conservação espalhadas pelo país. Além disso, o ICMBio tem Gerências Regionais em cinco pontos estratégicos do Brasil, as quais estão situadas nos seguintes municípios:

  • Cabedelo (Paraíba);

  • Florianópolis (Santa Catarina);

  • Goiânia (Goiás);

  • Rio de Janeiro (Rio de Janeiro);

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Santarém (Pará).

ICMBio e Ibama

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) são, ambos, autarquias federais que integram o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e atuam diretamente para a devida execução da política ambiental brasileira, bem como para a preservação e para a conservação da biodiversidade no Brasil. No entanto, eles apresentam escalas de atuação distintas, cada qual com o seu conjunto de atribuições e com a sua escala territorial de trabalho.

Enquanto o ICMBio atua sobre as unidades de conservação federais, o Ibama atua sobre todo o território brasileiro na função de emitir licenciamentos e autorizações, de fiscalizar, de controlar as ações sobre o meio ambiente e os diferentes ecossistemas brasileiros, e também de gerir unidades de preservação e áreas de conservação. O Ibama atua, ainda, na proteção da fauna e da flora do país, assegurando a manutenção da biodiversidade brasileira. Com a criação do ICMBio, as atribuições do Ibama com relação às unidades de conservação foram transferidas para aquela autarquia|1|.

Confira também: Qual a diferença entre o Incra e o Ibama?

ICMBio é uma ONG?

Não, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) não é uma ONG. Ele é, na realidade, uma autarquia federal. As autarquias são entidades que apresentam uma estrutura e uma identidade jurídica próprias e que desempenham funções que estão atreladas com a administração pública de um território. No caso em questão, o ICMBio é uma autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

História do ICMBio

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) foi criado no ano de 2007 através da Lei 11.516, que determinou essa autarquia como a responsável pelo cuidado com as unidades de conservação federais. As áreas especiais do território brasileiro que são designadas especialmente para a conservação ambiental, sendo proibido qualquer tipo de uso que prejudicial ao equilíbrio ecossistêmico, somente foram criadas com a Constituição Federal de 1988. Um ano mais tarde, surgiu o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que tinha um campo de atuação muito extenso e funções muito abrangentes com os propósitos centrais de proteger a biodiversidade e de assegurar a qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais brasileiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Fotografia de Chico Mendes, homenageado no nome do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
O nome do ICMBio foi dado em homenagem ao seringueiro, ambientalista e ativista brasileiro Chico Mendes (1944-1988). [2]

Como forma de tornar a gestão das áreas protegidas mais eficaz, surgiu, então, o ICMBio. O nome do instituto foi dado em homenagem ao seringueiro, sindicalista, ambientalista e ativista Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (1944-1988). Mendes ficou conhecido internacionalmente pelo seu árduo trabalho em defesa da Floresta Amazônica e dos direitos dos seringueiros, que são os trabalhadores que extraem látex das árvores seringueiras. Segundo o próprio ICMBio, seu nome foi uma forma de reconhecer a luta de Chico Mendes e de manter vivo o seu legado|2|.

Notas

|1| ICMBIO. Qual a diferença entre Ibama, ICMBio e Inea? ICMBio, 10 abr. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/unidade-de-conservacao/unidades-de-biomas/marinho/lista-de-ucs/apa-de-cairucu/quem-somos-1/qual-a-diferenca-entre-ibama-icmbio-e-inea.

|2| ICMBIO. Quem foi Chico Mendes? ICMBio, [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/quem-foi-chico-mendes.

Créditos de imagem

[1] Tarcisio Schnaider / Shutterstock

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

[2] Miranda Smith / Miranda Productions / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CNMP. Glossário: Autarquia. Conselho Nacional do Ministério Público, [s.d.]. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/glossario/8336-autarquia.

ICMBIO. Qual a diferença entre Ibama, ICMBio e Inea? ICMBio, 10 abr. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/unidade-de-conservacao/unidades-de-biomas/marinho/lista-de-ucs/apa-de-cairucu/quem-somos-1/qual-a-diferenca-entre-ibama-icmbio-e-inea.

ICMBIO. Quem foi Chico Mendes? ICMBio, [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/quem-foi-chico-mendes.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Imagem explicando o que é o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) foi criado no ano de 2007.
Crédito da Imagem: Brasil Escola
Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "O que é o ICMBio?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/instituto-chico-mendes-conservacao-biodiversidade.htm. Acesso em 23 de janeiro de 2026.
Copiar

Videoaulas


Professor ao lado do escrito "Desafios da conservação da biodiversidade brasileira" em fundo azul.
📽 Reproduzindo
"Biodiversidade" escrito sobre fundo cinza ao lado da imagem do professor
📽 Reproduzindo